15/07/2011

É possível esquecer fatos intencionalmente

Redação do Diário da Saúde

Esquecimento controlado

A suposição de que os seres humanos podemos controlar e esquecer intencionalmente memórias indesejáveis tem sido controversa desde que Freud propôs a ideia, no início do século 20.

Agora, o psicólogo Gerd Thomas Waldhauser, da Universidade de Lund, na Suécia, fez um estudo com neuroimagens que apoia a ideia de que somos capazes de controlar aquilo que esquecemos.

Segundo o pesquisador, isto ocorre da mesma forma como podemos controlar nossos impulsos motores - por exemplo, podemos rapidamente instruir o cérebro a não tentar pegar um cacto que está caindo de uma mesa.

Vantagens de esquecer

Waldhauser aponta várias situações em que o esquecimento poderia ser útil.

Pessoas que sofrem de depressão muitas vezes realimentam pensamentos negativos que, se esquecidos, poderiam ajudar o indivíduo a escapar de sua condição.

A mesma coisa vale para as pessoas com estresse pós-traumático. O trauma torna difícil para a pessoa afetada agir racionalmente e resolver sua situação.

Riscos de esquecer

Mas as possíveis consequências de uma repressão deliberada de memórias ainda não estão claramente estabelecidas.

"Sabemos que os sentimentos 'esquecidos' ou 'reprimidos' muitas vezes se manifestam como reações fisiológicas", diz Waldhauser, que tem o cuidado de salientar que os voluntários foram treinados para esquecer informações neutras em um ambiente de laboratório controlado.

Além disso, o treinamento para esquecer um evento traumático seria mais complexo do que os experimentos agora realizados.

Esquecimento quase definitivo

Os testes em ambiente de laboratório, onde os voluntários praticavam o esquecimento, medições de eletroencefalografia mostraram que a tentativa de controlar a memória ativa as mesmas partes do cérebro ativadas quando se tenta conter um impulso motor.

Logo, conclui o pesquisador, assim como podemos praticar restrições aos nossos impulsos motores, também podemos treinar para reprimir memórias, ou seja, para esquecer.

A inibição da memória ocorre depois de algumas horas de exercícios. E quanto mais a informação é suprimida, mais difícil se torna recuperá-la posteriormente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=controlar-o-esquecimento

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.