18/01/2013

Cor do copo influencia sabor do chocolate quente

Redação do Diário da Saúde
Cor do copo influencia sabor do chocolate quente
Pesquisadoras brasileiras querem tornar o chocolate ainda mais saboroso. Uma das principais metodologias diz respeito à percepção sensorial dos consumidores.[Imagem: Marcos Santos/USP Imagens]

Sentido o sabor da cor do copo

Chocolate quente fica mais gostoso em um copo alaranjado ou de cor creme do que em um copo branco ou vermelho.

O estudo vem somar-se a uma série de pesquisas recentes que demonstram como os nossos sentidos percebem alimentos de uma maneira diferente, dependendo das características do recipiente no qual comemos e bebemos.

"A cor do recipiente onde a comida e a bebida são servidas pode melhorar alguns atributos, como sabor e aroma," explicou Betina Piqueras-Fiszman, pesquisadora da Universidade Politécnica de Valência (Espanha).

Ela realizou o estudo em colaboração com Charles Spence, da Universidade de Oxford (Reino Unido).

Alaranjado ou creme

O experimento envolveu 57 participantes, que tinham de avaliar amostras de chocolate quente servidos em quatro copos de plástico.

Todos eram do mesmo tamanho, mas de cores diferentes: branco, creme, vermelho e laranja, todos brancos no interior.

Os resultados mostram que os degustadores avaliaram melhor o sabor do chocolate servido em copos de cor creme ou laranja.

No entanto, a doçura (não o sabor do cacau), e o aroma (o cheiro) não foram influenciados em que quase nada pela cor do copo, apesar de os participantes relatarem que o chocolate era ligeiramente mais doce e aromático em um copo de cor creme.

Ciência e sabor

De acordo com os pesquisadores, esses resultados são relevantes para os cientistas interessados em compreender como o cérebro humano integra informações visuais.

Mas poderá também ser útil para aqueles interessados em impressionar seus convidados servindo um chocolate quente que, pelo menos, pareça ser mais saboroso.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cor-copo-influencia-sabor-chocolate-quente

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.