02/02/2009

Cortar o sal não é a única forma de baixar a pressão sanguínea

Redação do Diário da Saúde

O sal e a pressão sanguínea

Quase todo o mundo sabe que o excesso de sal nos alimentos pode elevar a pressão sanguínea. E sabe também que o elemento causador desses efeitos é o sódio, sendo o sal de cozinha essencialmente cloreto de sódio.

Agora, um novo estudo sugere que as pessoas que estão tentando baixar sua pressão sanguínea podem, além de baixar o consumo de sódio, elevar a ingestão de potássio, que tem o efeito oposto ao do sódio.

A equipe do Dr. Paul Whelton descobriu que a proporção entre sódio e potássio na urina é um indicador muito mais forte do risco de doenças cardiovasculares do que a quantidade individual de sódio ou de potássio.

Atenção no potássio

"Não tem havido muito foco no potássio, mas o potássio parece ser muito eficaz para baixar a pressão sanguínea. A combinação de alta ingestão de potássio e baixo consumo de sódio parece ser mais eficaz do que prestar atenção na quantidade consumida de cada um deles individualmente para se evitar as doenças cardiovasculares," explica o Dr. Whelton, um epidemiologista da Universidade Loyola (Estados Unidos).

Estudo de longo prazo

O estudo envolveu a coleta de urina a cada 24 horas, durante 18 meses, de 2.974 participantes com idades entre 30 e 54 anos que apresentavam pressão sanguínea ligeiramente acima dos níveis normais, mas abaixo de níveis considerados de alto risco.

As coletas e análises foram repetidas uma segunda vez depois de 3 anos. A seguir, os pacientes foram acompanhados por períodos entre 10 e 15 anos para verificar o surgimento de doenças cardiovasculares.

Resultados do sódio

As pessoas com os níveis mais altos de sódio na urina apresentaram um risco 20% maior de sofrerem derrames, ataques cardíacos e outras formas de doenças cardiovasculares em comparação com os voluntários com menores níveis de sódio.

Contudo, mesmo levando em conta a quantidade de participantes e a duração do estudo, esse dado não é forte o suficiente para ser considerado estatisticamente significativo.

Relação entre sódio e potássio

Por outro lado, os participantes com as maiores taxas entre sódio e potássio na urina apresentaram um risco 50% maior de sofrer de doenças cardiovasculares do que aqueles que apresentavam taxas menores. Este indicador sim, é considerado estatisticamente significante.

A maioria dos estudos feitos até hoje sobre os efeitos do consumo de sal sobre a hipertensão tem se baseado no registro da alimentação das pessoas, calculando-se a seguir a quantidade estimada de sódio que eles consomem.

Esta é uma forma de medição menos precisa do que a análise das amostras de urina. Além disso, nenhum desses estudos acompanhou os pacientes por tão longo tempo.

O novo estudo "representa um salto quântico na qualidade dos dados em comparação com os estudos feitos até hoje," diz o Dr. Whelton.

Recomendações sobre a ingestão de sódio e potássio

Com base na nova pesquisa, os cientistas recomendam que as pessoas adultas, com idades entre 19 e 50 anos, consumam não mais do que 2.300 miligramas de sódio por dia - o equivalente a uma colher de chá de sal de cozinha por dia.

Para baixar a pressão sanguínea e anular os efeitos do sal, os adultos devem consumir 4,7 gramas de potássio por dia a menos que a pessoa possua condições clínicas ou tome medicações que contraindiquem a ingestão de potássio.

Esses são valores de referência, calculados pela média. Cada pessoa deve consultar seu médico para que as doses sejam avaliadas segundo suas características individuais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cortar-o-sal-baixar-pressao-sanguinea-sodio-potassio

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.