01/04/2009

Cuidados com alimentação evitam problemas de saúde na Páscoa

Redação do Diário da Saúde
Cuidados com alimentação evitam problemas de saúde na Páscoa
Anvisa disponibilizou uma cartilha sobre o consumo de chocolates e pescados.[Imagem: Anvisa]

Peixes e chocolate

Com a chegada da Semana Santa, aumenta o consumo de peixes e chocolates na dieta dos brasileiros. Para 2009, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados estima que estarão à venda, no mercado nacional, mais de 26,4 mil toneladas de alimentos à base de chocolate. Dados da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) indicam que as indústrias comercializam três vezes mais peixes nesta época do ano.

Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, o consumidor deve tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos. "Ações simples, como observar se os ovos de páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas", afirma a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Cecília Brito.

Dicas sobre o consumo de chocolates e peixes

Essa e outras informações estão organizadas em um hotsite da Anvisa com dicas relacionadas ao consumo e compra de chocolates e pescados. A página na internet apresenta, ainda, aspectos que os consumidores devem observar no local de venda e a maneira mais correta de armazenar esses alimentos em casa.

"Com relação aos alimentos congelados a dica é verificar se estão firmes e sem sinal de descongelamento, como o acúmulo de líquidos", explica Maria Cecília. "A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente", complementa a diretora da Anvisa.

Conservação dos peixes

O ministro da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Altemir Gregolin, alerta para a necessidade de uma conservação adequada do peixe para que ele mantenha suas características saudáveis. "A qualidade do peixe reside em seu estado fresco, que deve ser úmido, firme e sem manchas, devemos levar em consideração o fato dele se deteriorar de forma mais rápida que outros tipos de carne", afirma Gregolin.

Os consumidores que notarem qualquer tipo de irregularidade, como alimentos com prazo de validade vencido ou armazenados de forma inadequada, devem comunicar o serviço de vigilância sanitária de sua localidade. Caso sejam identificadas irregularidades, os estabelecimentos podem sofrer penalidades que chegam a multas de R$ 1,5 milhão.

Cartilha sobre alimentação saudável

A Anvisa também elaborou, em parceria com a Seap, uma cartilha sobre alimentação saudável, compra, armazenamento e preparo seguro de pescados. Esse material foi divulgado pra todos os estados e para o Distrito Federal, além de ser disponibilizado para as vigilâncias sanitárias dos estados e das capitais.

Para os pescados secos, como o bacalhau, existem orientações especificas. Em 2007, os procedimentos higiênicos para comercialização do pescado salgado e pescado salgado seco no varejo foram consolidados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em uma cartilha orientativa.

A iniciativa da Abras ganhou respaldo técnico da Anvisa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cuidados-com-alimentacao-evitam-problemas-de-saude-na-pascoa

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.