30/07/2012

Descoberto mecanismo que leva à progressão do câncer

Com informações da Clínica Mayo

Alterações precoces

Alterações celulares que se acreditava acontecessem apenas em estágios avançados de câncer, colaborando para sua disseminação, também ocorrem em estágios iniciais do câncer de pulmão, de uma forma incontrolável.

Embora identificada no câncer de pulmão, os pesquisadores acreditam que o mecanismo deve ocorrer em outros tipos de tumores.

A descoberta, relatada na edição de julho do jornal Science Translational Medicine, representa um novo entendimento da extensão da transformação que ocorre no desenvolvimento inicial do câncer.

Desvio da rota

A descoberta também aponta para uma possível estratégia para interromper esse processo, conhecido como transição epitélio-mesenquimal (EMT - epithelial-mesenchymal transition).

"As células normais reconhecem quando estão sendo divididas muito rapidamente e ativam programas que bloqueiam a divisão inadequada das células", diz o Dr. Derek Radisky, da Clínica Mayo de Jacksonville (EUA).

"Agora descobrimos que as células do câncer de pulmão em estágio inicial se desviam do processo EMT, para evitar esses programas de controle da divisão celular descontrolada," completa.

A descoberta pode oferecer uma nova maneira de prevenir a progressão para estágios mais avançados do câncer, possivelmente por inibir o funcionamento de uma molécula em particular, afirma Dr. Radisky.

Transição epitélio-mesenquimal

Como a EMT (transição epitélio-mesenquimal) é um processo de transição para estágios finais da doença bem conhecido e que ocorre em todas as espécies de tumores sólidos, os pesquisadores acreditam que o mesmo processo que encontraram no câncer de pulmão em estágio avançado ocorra também em outros tipos de câncer.

A transição epitélio-mesenquimal é um processo biológico usado no desenvolvimento embrionário para permitir o desenvolvimento do corpo, que requer a capacidade das células e dos tecidos de se transformar de um tipo para outro e se desenvolver em uma maneira orquestrada.

O câncer em estágio avançado usa o processo EMT para alterar as células do tumor para uma forma que pode migrar pelo sangue.

"As lacunas em nosso conhecimento sobre o câncer de pulmão não nos permitem desenvolver tratamentos específicos mais eficazes", diz o pesquisador. "Esse estudo nos oferece novos e ótimos indícios para uma nova abordagem do tratamento do câncer de pulmão e, possivelmente, de outros tipos de câncer, em estágio o mais inicial possível".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=descoberto-mecanismo-leva-progressao-cancer

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.