04/01/2017

Desenvolvida insulina mais estável para tratamento da diabetes

Redação do Diário da Saúde
Desenvolvida insulina mais estável para tratamento da diabetes
As proteínas são transformadas em cristais, mantendo sua ação terapêutica.[Imagem: UGR]

Cristalização de proteínas

Pesquisadores da Universidade de Granada (Espanha) desenvolveram uma tecnologia que permite a fabricação de remédios mais eficazes a partir de proteínas terapêuticas previamente transformadas em hidrogéis.

Usando esta técnica, eles obtiveram uma nova formulação com insulina que apresenta uma maior estabilidade e meia-vida mais longa do que a atualmente vendida nas farmácias - e, mais importante, mais eficaz para o tratamento da diabetes.

Isto foi conseguido transformando as proteínas em cristais.

Proteínas terapêuticas

Como explicam Luis de Cienfuegos e Juan Mochon, o número de proteínas terapêuticas utilizadas no tratamento de diversas doenças tem aumentado dramaticamente nos últimos anos graças aos avanços da biotecnologia.

A utilização de proteínas para fins terapêuticos tem uma série de vantagens em termos de especificidade e potência da ação em comparação com os medicamentos sintéticos. No entanto, a estrutura complexa das proteínas faz com que seus compostos sejam difíceis de estabilizar e administrar, limitando a sua durabilidade e, portanto, seu efeito terapêutico.

Para resolver estes problemas de estabilidade, empregam-se duas técnicas diferentes, que necessitam modificar a proteína. Embora ambas deem resultado, elas não são fáceis de realizar e, em alguns casos, estas alterações na proteína podem causar uma redução da sua atividade e até mesmo induzir toxicidade.

Cristais

A nova tecnologia deixa de lado tanto as modificações genéticas quanto as químicas, que alteram a atividade e a segurança das proteínas.

Em vez disso, elas são previamente transformadas em cristais, gerando um hidrogel, que é então usado para desenvolver a formulação, o medicamento propriamente dito.

A equipe já patenteou sua descoberta e está em negociações com a indústria farmacêutica para que o novo processo seja adotado em larga escala.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=desenvolvida-insulina-mais-estavel-tratamento-diabetes

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.