05/07/2011

Cosméticos podem causar efeitos adversos sérios

Julie Johansen
Cosméticos podem causar efeitos adversos sérios
Apesar da incidência muito pequena, os efeitos adversos de alguns cosméticos podem ser sérios e duradouros, principalmente em relação às tinturas de cabelo.[Imagem: Henri Toulouse-Lautrec/Reprodução]

Reações adversas dos cosméticos

Tinturas permanentes para os cabelos são os produtos cosméticos que produzem os efeitos adversos mais graves, mas há também muitas reações de hidratantes faciais e corporais.

Os resultados estão no primeiro relatório do Cadastro Nacional de Efeitos Adversos dos Produtos Cosméticos, publicado pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública.

"O Cadastro nos dá uma visão global melhor dos produtos que causam efeitos adversos, o tipo de efeito adverso e quem sofre esses efeitos. Então, podemos fazer uma avaliação e até mesmo alertar contra o uso de certos produtos," disse o pesquisador Berit Granum, da Divisão de Medicina Ambiental do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

Durante os primeiros dois anos, a entidade recebeu 96 notificações, das quais a maioria relacionada a produtos como cremes hidratantes, produtos de limpeza, filtros solares e produtos de coloração para cabelos.

Alergia a tintura de cabelo

A tintura permanente para cabelo (oxidativa) é o tipo de produto que tem dado as reações mais graves.

Das notificações recebidas, sete pessoas foram afetadas por essas tinturas. A maioria das quais teve efeitos adversos de natureza alérgica.

As pessoas que desenvolveram alergias às tinturas de cabelo geralmente têm sintomas como eczemas, vermelhidão, bolhas e coceira do couro cabeludo, face e garganta.

As pessoas podem também experimentar inchaço grave na testa e ao redor dos olhos.

Os sintomas geralmente aparecem entre 1 e 2 dias após a coloração do cabelo, podendo persistir por cerca de uma semana até vários meses.

Efeitos adversos dos hidratantes

Hidratantes faciais e corporais são o tipo de produto cujos efeitos adversos são mais frequentemente relatados às autoridades de saúde daquele país.

Os efeitos adversos variam de sintomas leves, que desaparecem algumas horas ou poucos dias depois de o consumidor ter parado de usar o produto, até reações graves, que podem persistir por várias semanas, com sintomas como eczema, erupções cutâneas, bolhas e coceira.

O que são produtos cosméticos?

Os produtos cosméticos são muito mais do que maquiagem e perfume.

A categoria inclui todos os produtos que são aplicados nas partes externas do corpo, incluindo os dentes e mucosa oral, e que se destinam a evitar o odor do corpo, limpar, perfumar, proteger, preservar ou afetar a aparência.

Portanto, pode-se assumir que praticamente toda a população, tanto homens quanto mulheres, usam um ou mais produtos cosméticos diariamente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=efeitos-adversos-cosmeticos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.