18/07/2012

Ejaculação precoce está ligada à ansiedade em 75% dos casos

Com informações da SES

Insatisfação

Cerca de 500 pacientes com disfunções sexuais procuram todos os meses o Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo.

Entre eles, 25% procura tratamento para a ejaculação precoce.

A ejaculação precoce ocorre quando o homem chega ao auge da relação em um curto espaço de tempo e com poucos estímulos sexuais.

Este "descontrole" pode acontecer antes mesmo da penetração, durante as preliminares, e causa constrangimento e insatisfação ao casal.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é mais comum em jovens e no encontro com novos parceiros - quando não há intimidade entre as duas pessoas.

A ansiedade intensa que acomete o homem antes do sexo, principalmente pelo medo de não corresponder às expectativas da parceira, é um dos principais vilões do bom desempenho sexual.

Outra característica em comum entre os pacientes que mais se queixam do problema é a timidez excessiva.

"A insegurança em relação à própria aparência, e muitas vezes a inexperiência, geram grande pressão psicológica no homem. A consequência deste 'transtorno ansioso' é o aceleramento da ejaculação", explica o médico coordenador do serviço de urologia Cláudio Murta.

Tempo de uma relação sexual

Quando não ligada a causas emocionais, a ejaculação precoce pode ser decorrente de fatores orgânicos como distúrbios neurológicos.

O diagnóstico do distúrbio e a indicação de tratamento devem ser realizados por um especialista, que vai avaliar a frequência com que estes episódios se repetem e o quanto eles influenciam na satisfação do casal.

O Dr. Murta acrescenta que o uso de medicamentos ou de cremes que prometem retardar a ejaculação, indicados por amigos ou disponíveis na internet, não são aconselhados e oferecem riscos a saúde.

Cientistas norte-americanos estão testando uma nova abordagem de tratamento contra a ejaculação precoce, baseada em calor.

Sobre o tempo "normal" de uma relação sexual, o estudo mais recente sobre o tema, feito por cientistas dos EUA e do Canadá, mostra que uma relação sexual satisfatória para o casal dura entre 3 e 13 minutos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=ejaculacao-precoce

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.