14/10/2015

Emoções positivas geram comportamentos saudáveis para o coração

Redação do Diário da Saúde
Emoções positivas geram comportamentos saudáveis para o coração
A ressalva é que o cultivo das emoções positivas não pode se fundamentar em falsidades: Sorria apenas quando tiver vontade.[Imagem: PSU/Thinkstock Photos HitToons]

Cabeça Feliz, coração feliz

Pessoas com doenças cardíacas podem se beneficiar da manutenção de emoções positivas.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores acompanharam mais de 1.000 pacientes com doenças coronárias ao longo de cinco anos.

Os pacientes que relataram estados psicológicos mais positivos mostraram-se mais propensos a ser fisicamente ativos, dormir melhor, não esquecer de tomar seus medicamentos para o coração e serem menos propensos a fumar - tudo em comparação com os pacientes com níveis mais baixos de emoções positivas.

"É bem conhecido o fato de que as emoções negativas e a depressão têm efeitos nocivos para a saúde, mas é menos clara a forma como as emoções positivas podem ter efeitos protetores da saúde," disse a professora Nancy Sin, da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA).

"Nós descobrimos que as emoções positivas estão associadas com uma variedade de hábitos de saúde a longo prazo, que são importantes para reduzir o risco de problemas cardíacos futuros e morte," completou.

Emoções positivas e saúde

Há uma série de razões pelas quais as emoções positivas estão ligadas a bons hábitos de saúde, sugerem os pesquisadores.

As pessoas com maior bem-estar podem ser mais motivadas e persistentes em se engajar em comportamentos saudáveis. Elas podem ter mais confiança nas suas capacidades para manter rotinas saudáveis, como fazer exercícios físicos e reservar o tempo adequado para o sono.

As emoções positivas podem também permitir que as pessoas ajustem melhor as suas metas de saúde e lidem proativamente com o estresse e com fracassos.

E estas são informações que podem ser utilizadas pelos cuidadores e profissionais de saúde: "Esforços para manter ou aumentar as emoções positivas podem ser promissores para a promoção de melhores comportamentos de saúde," disseram os pesquisadores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=emocoes-positivas-geram-comportamentos-saudaveis-coracao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.