17/09/2008

Emprego e saúde - OMS alerta sobre uma conexão direta entre os dois

Redação do Diário da Saúde

Saúde dos trabalhadores

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde sobre os determinantes sociais da saúde afirma que o tipo de mudança constante por que passa o mercado de trabalho atual pode afetar bem mais do que o bolso das pessoas - pode afetar principalmente a saúde dos trabalhadores.

A pesquisa, coordenada pelo Dr. Carles Muntaner, descobriu uma forte associação entre doenças mentais e físicas e condições precárias de emprego - como contratos temporários de trabalho e trabalhos em tempo parcial - que oferecem baixos salários e virtualmente nenhum benefício.

Quando comparados com trabalhadores formais, os trabalhadores que relatam insegurança em seus empregos apresentam efeitos adversos significativos sobre sua saúde mental e física.

Estresse no trabalho

A pesquisa também descobriu que o estresse no trabalho é associado com um aumento de 50% no risco de doenças coronarianas e que há uma evidência consistente que empregos com altas exigências, baixo nível de controle e desequilíbrio na premiação dos esforços individuais são fatores de risco para problemas de saúde físicos e mentais, como depressão, ansiedade e uso de drogas.

"O acesso ao sistema de saúde não é o único determinante de uma comunidade saudável," diz o Dr. Muntaner. "Todos os aspectos do nosso estilo de vida, incluindo como nós trabalhamos, são intrinsecamente ligados ao nosso bem-estar e à nossa qualidade e duração de vida."

No relatório, intitulado Eliminando As Diferenças em uma Geração: Eqüidade na Saúde Através da Ação sobre os Determinantes Sociais da Saúde, são feitas recomendações amplas para que se alcance uma maior igualdade na saúde. As recomendações incluem a melhoria nas condições do mercado de trabalho e ações para a melhoria do emprego e das condições do próprio trabalho.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=emprego-e-saude---oms-alerta-sobre-uma-conexao-direta-entre-os-dois

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.