28/11/2014

Endoscopia ganha visão panorâmica

Redação do Diário da Saúde
Endoscópio panorâmico
No endoscópio panorâmico, o programa gera uma perspectiva em 360º a partir das imagens da parede interna da bexiga capturadas por uma câmera endoscópica. Como opção, o programa também pode descrever o caminho que o médico fez usando o aparelho (linha cinza). [Imagem: Fraunhofer IIS]

Endoscópio panorâmico

Seja em uma cirurgia ou em um exame, sempre que os médicos usam um endoscópio tudo o que eles enxergam é um vislumbre de uma seção pequena do órgão - a imagem que eles veem é mais ou menos como alguém olhando através de um buraco de fechadura.

Agora a porta está se abrindo, ampliando a visualização a ponto de dar ao médico uma imagem panorâmica do interior do órgão.

A tecnologia é chamada "Endorama", um programa de computador que junta todas as imagens capturadas para gerar uma paisagem em 360 graus.

Com isto, o médico poderá olhar para toda a área de uma vez só, identificando mais facilmente, por comparação, seções que apresentem anormalidades. E, além disso, o programa não deixa que partes do órgão fiquem sem serem examinadas.

Isto porque o software insere cada imagem que a câmera está capturando a cada momento no panorama mais geral. A imagem mais recente é sempre mostrada no centro da tela. Se o computador mostra algum "buraco" no panorama, o médico sabe que ainda não examinou aquele local.

Câmera de endoscópio

A câmera do endoscópio captura cerca de 25 imagens por segundo, o equivalente a uma filmagem, mas as imagens se sobrepõem umas às outras. O software procura características distintivas em cada imagem e, com base nas estruturas que identifica, compila todas em uma imagem global completa.

O Endorama já passou por testes iniciais na bexiga, e estão sendo aprimoradas versões para as cavidades nasais, cavidade abdominal, intestino e laringe.

Segundo a equipe do Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados (Alemanha), o programa poderá estar disponível no mercado dentro de dois ou três anos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=endoscopia-ganha-visao-panoramica

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.