18/06/2015

Estereótipos raciais alteram como você ouve as pessoas

Redação do Diário da Saúde

Estereótipos

Os estereótipos raciais e as expectativas podem afetar de maneira inesperada e forte a forma como nos comunicamos e compreendemos os outros.

Bastou que as pessoas envolvidas no estudo "parecessem" ser diferentes, para que os outros voluntários se mostrassem influenciados.

A tarefa consistia em pedir aos voluntários que transcrevessem frases pré-gravadas que eram reproduzidas em meio a um ruído padrão.

As sentenças foram gravadas por 12 pessoas nativas do Canadá, falantes naturais de inglês. Metade dessas pessoas tinha ascendência branca, e metade ascendência chinesa - todos nasceram e foram criados em Richmond, que fica ao sul de Vancouver.

As frases pré-gravadas foram então reproduzidas para um grupo maior de voluntários, acompanhadas por fotos das pessoas que haviam gravado as frases ou por uma imagem de três cruzes.

Parece diferente

No geral, os voluntários - todos igualmente canadenses - acharam mais difícil entender as frases ditas pelos canadenses de aparência chinesa do que aquelas ditas pelos canadenses brancos.

Contudo, quando a tarefa era repetida - mesmo falante e mesmo ouvinte - mas sem que a foto do falante fosse mostrada, a dificuldade de entendimento desaparecia, e os voluntários afirmavam ter a mesma dificuldade em entender todas as frases de todos os falantes.

Também foi pedido aos voluntários para avaliar a força do sotaque dos falantes.

O resultado se repetiu: os canadenses de origem chinesa foram associados com um sotaque estrangeiro, mas o efeito igualmente desapareceu quando as fotos não foram mostradas.

"Esta pesquisa traz à luz nossos preconceitos internos, e o papel da experiência e dos estereótipos, na forma como nós ouvimos uns aos outros," comentou Molly Babel, da Universidade British Columbia, idealizadora do estudo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=estereotipos-raciais-impactam-comunicacao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.