03/11/2010

Estilo da paquera define o estilo do relacionamento

Jill Jess

Estudo sobre paquera

Uma pequena dose de autoconhecimento pode ajudar as pessoas "que lutam na arena dos relacionamentos", afirma Jeffrey Hall, da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos.

O que o pesquisador expressa como uma "luta de relacionamentos" é mais conhecido como paquera.

Hall fez um estudo sobre os estilos de paquera entre adultos em busca de namoro. Ele estudou 5.100 pessoas, analisando os seus métodos de "comunicar interesse romântico".

"Saber algo sobre a maneira como você comunica a atração que você sente diz muito sobre os problemas que você pode ter encontrado antes, nos seus relacionamentos passados," diz Hall. "Felizmente, essa consciência pode ajudar as pessoas a evitar esses erros e ter mais sucesso na paquera."

Estilos de paquera

O pesquisador identificou cinco estilos de paquera: físico, tradicional, polido, sincero e brincalhão.

O flerte físico envolve expressar diretamente o interesse sexual no parceiro em potencial. Pessoas que se destacam nesta forma de flertar frequentemente desenvolvem relacionamentos rapidamente, têm uma química mais sexual e têm uma maior conexão emocional com seus parceiros.

Os flertadores tradicionais acreditam que os homens devem fazer o primeiro movimento e as mulheres não devem ser ativas na paquera.

Como adotam um papel mais passivo no namoro, as mulheres com esse estilo têm maior probabilidade de ter problemas em chamar a atenção dos homens e achar o ato de paquerar pouco divertido.

Homens tradicionais frequentemente conhecem a parceira em potencial por muito tempo, para depois abordá-las. Ambos os sexos tendem a ser introvertidos e preferem um ambiente mais íntimo para o namoro.

O estilo polido de paquerar se baseia nas boas maneiras e na comunicação não-sexual. Apesar de serem menos propensas a abordar um parceiro em potencial e de não acharem o ato de flertar muito divertido, pessoas deste estilo tendem a ter relacionamentos mais significantes.

O flerte sincero é baseado na criação de conexões emocionais e na comunicação sincera do interesse.

Embora as mulheres tendam a ter uma pontuação mais alta neste estilo, ele é defendido igualmente por ambos os sexos. Os relacionamentos resultantes envolvem conexões emocionais e química sexual fortes, e normalmente são significantes.

Pessoas com o estilo brincalhão de paquerar frequentemente flertam com pouco interesse em um relacionamento de longo prazo. No entanto, elas acham que flertar é divertido e melhora sua auto-estima. Elas são menos propensas a ter relacionamentos importantes e significantes.

Relacionamentos de longo prazo

Hall afirma que, no geral, houve pouca diferença entre os sexos dentro de cada estilo de paquera.

Segundo o pesquisador, os resultados do trabalho têm um valor global para a sociedade.

"De certa forma, o estágio inicial no desenvolvimento dos relacionamentos é importante para o sucesso dos relacionamentos no longo prazo, incluindo os casamentos," disse ele.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=estilos-de-paquera

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.