22/10/2009

Exame para diagnóstico do HIV poderá ser feito pelo Correio

Agência Brasil

Exames à distância

Os exames para diagnosticar o HIV receberam recursos mais avançados em todo o país. A partir de agora, nas localidades onde não existam laboratórios, é possível realizar os exames coletando uma gota de sangue do paciente em papel filtro.

O material colhido passa por um processo de secagem, é colocado em um envelope lacrado e enviado a um laboratório de referência. A medida vale para as instituições públicas e privadas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Avanços tecnológicos

"Antes esse procedimento de análise de amostra de sangue acontecia no laboratório em três etapas: eram realizados dois testes de primeiro momento e isso com a mesma amostra. Também tinha o terceiro, que era o confirmatório. Hoje, em função dos avanços tecnológicos, são necessárias apenas duas análises para concluir o diagnóstico do paciente, sem perder a confiabilidade e as amostras podem seguir pelos Correios, desde de que coletadas em papel específico", explica Andressa Bolzan, técnica da unidade de laboratório do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Exames em grávidas

Segundo Andressa Bolzan, as grávidas também podem fazer esse tipo de exame. "Se no primeiro trimestre da gestação a mãe não fez o teste, no momento do parto precisa fazer, para evitar a transmissão da doença ao bebê. Caso o resultado da amostra coletada aparecer a palavra indeterminada, ela terá a possibilidade de fazer um teste de biologia molecular, que vai identificar o vírus e não os anticorpos presentes no organismo", afirmou.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=exame-diagnostico-hiv-podera-feito-pelo-correio

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.