24/04/2012

Homens poderão viver tanto quanto as mulheres até 2030

Com informações da BBC

Juntos mais tempo

As mulheres vivem mais do que os homens em virtualmente todo o mundo - apenas varia o quanto a mais elas viverão.

Mas este histórico pode estar com os dias contados- ou, seria mais fácil dizer, com os anos contados.

O pesquisador Les Mayhew usou dados do País de Gales e da Inglaterra para encontrar uma tendência de aumento na expectativa de vida que está sendo maior para os homens.

Segundo seus cálculos, os homens deverão viver tanto quanto as mulheres por volta de 2030.

Longevidade de homens e mulheres

Atualmente, um menino e uma menina nascidos no mesmo dia ainda têm a mesma expectativa de vida, mas o estudo se concentrou somente em pessoas que já chegaram aos 30 anos de idade.

E, a partir daí, o estilo de vida dos homens faz uma grande diferença para eles próprios - uma diferença negativa.

O estudo mostrou que os homens ficaram atrás das mulheres em relação à expectativa de vida ao longo de várias décadas, mas que agora eles estão se aproximando.

Se a atual tendência prosseguir, afirma o analista, ambos os sexos poderão viver, em média, até os 87 anos, em 2030.

"O interessante é que, nos últimos 20 anos, a expectativa de vida de homens na faixa dos 30 anos aumentou em seis anos. Se seguir aumentando, nos próximos 20 anos, a expectativa de vida masculina irá coincidir com a feminina", diz.

Menos cigarros e mais remédios

Uma das hipóteses que o pesquisador levanta para esse aumento na expectativa de vida masculina é a diminuição no hábito de fumar.

Outro fator, segundo ele, seria a mudança no ambiente de trabalho dos homens, que, em sua maioria, passaram a ser ofícios realizados em escritórios, e menos em ambientes insalubres.

Além disso, há uma inegável melhoria nos cuidados médicos que, se não conseguem curar males como as doenças cardíacas e o câncer, resultaram em um aumento considerável na sobrevida dos pacientes nas últimas décadas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=expectativa-vida-homens-mulheres

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.