13/02/2014

Exposição de mães ao bisfenol A causa câncer nos filhos

Redação do Diário da Saúde

Um novo estudo mostrou uma associação significativa entre o bisfenol-A (BPA) e o desenvolvimento do câncer de forma mais generalizada.

Pesquisas anteriores já haviam identificado lesões pré-cancerosas associadas com a exposição ao BPA.

Contudo, os pesquisadores afirmam que este é o primeiro estudo estatisticamente significativo da ocorrência de tumores clinicamente evidentes em qualquer órgão.

Em experimentos com animais, os pesquisadores descobriram que filhos de mães expostas ao bisfenol A tiveram um aumento em tumores no fígado.

Dana Dolinoy, da Universidade de Michigan (EUA), uma das autoras do estudo, destaca que outra descoberta importante da pesquisa é que o desenvolvimento do tumor não apresentou diferenças na ocorrência por sexo.

"Em geral, as fêmeas têm um menor risco de desenvolvimento espontâneo do câncer de fígado," disse Dolinoy. "Aquela distinção foi excluída neste estudo, com ambos, machos e fêmeas apresentando tumores."

Os animais cujas mães receberam a maior dosagem, 50 mg de BPA por kg de dieta, apresentaram uma probabilidade sete vezes maior de ter tumores do que aqueles cujas mães não foram expostas ao BPA.

Bisfenol A

O bisfenol A, ou BPA, é um produto químico mais comumente encontrado em plásticos, recibos de caixa registradora e revestimento de latas de comida.

Anteriormente ele era usado em garrafas de plástico, incluindo mamadeiras, mas as empresas têm sido forçadas a retirar o bisfenol da composição dos seus produtos devido aos seus efeitos nocivos sobre a saúde.

No Brasil, a Anvisa proibiu o uso do bisfenol A em mamadeiras em 2011.

Estudos realizados nos EUA estimam que pelo menos 90% das pessoas têm algum nível de BPA no corpo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=exposicao-maes-bisfenol-causa-cancer-filhos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.