02/02/2015

Por que as pessoas ficam fiéis à ioga?

Redação do Diário da Saúde
Por que as pessoas ficam fiéis à ioga?
A ioga nasceu como uma prática visando a espiritualidade, e só depois os ocidentais perceberam seus benefícios corporais e começaram a praticá-la com objetivos puramente físicos.[Imagem: Sean Flynn/UConn]

Questão de fé

O número de praticantes de ioga cresce continuamente em todo o mundo, impulsionado em parte por uma série de estudos publicados ao longo dos últimos anos mostrando os benefícios da prática para a saúde física e mental.

A ioga não apenas aumenta a força e a flexibilidade, como também traz benefícios para uma série de condições de saúde, que vão da artrite à asma.

Mas como tantas pessoas aderem à prática e continuam fiéis a ela quando é difícil convencer a maioria a fazer coisas mais simples - como caminhada - que também lhes trarão benefícios à saúde?

Foi esta pergunta que levou a Dra. Crystal Park, do Centro de Saúde, Intervenção e Prevenção da Universidade de Connecticut (EUA), a entrevistar centenas de pessoas que não largam mais da ioga.

Os resultados sugerem que a adesão e a fidelidade à prática da ioga têm pouco a ver com condicionamento físico, e muito a ver com fé.

Do físico ao espiritual

Mais de 60% dos participantes do estudo - alunos e professores de ioga - relataram que sua principal motivação para a prática da ioga tinha mudado ao longo do tempo - e essa mudança ocorre mais frequentemente entre as pessoas que aderiram à prática por mais tempo.

Enquanto a maioria dos entrevistados relatou ter começado a praticar ioga por razões puramente físicas, as principais motivações para aqueles que continuaram com a prática têm pouco a ver com o corpo.

A razão mais apontada para a continuidade na prática da ioga foi "espiritualidade", seguida por "alívio do estresse", "senso de comunidade" e "autodescoberta".

A Dra. Park destaca que há vários aspectos da prática que parecem atrair as pessoas para a espiritualidade - a ioga nasceu como uma prática visando a espiritualidade, e só depois os ocidentais perceberam seus benefícios corporais e começaram a praticá-la com objetivos puramente físicos.

"A coisa toda é muito ritualizada, muito arregimentada... Há uma série de aspectos espirituais, mesmo se você não está abertamente procurando isso," disse a pesquisadora. "Tem tudo a ver com nos conectar uns com os outros e nos conectar com o universo. Se você tem abertura para uma busca espiritual, há um monte de oportunidades seguindo por esse caminho."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=fidelidade-ioga

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.