15/01/2014

Filhos e sexo são importantes para felicidade no casamento?

Com informações da BBC

Pesquisadores da Open University, no Reino Unido, entrevistaram cinco mil pessoas de várias faixas etárias, classes sociais e orientação sexual.

Eles queriam saber como os filhos e a sexualidade afetam o nível de felicidade geral do casal.

As conclusões parecem dar suporte a muitas ideias do senso comum sobre o que faz um casal feliz.

As mães são mais felizes com a vida em geral do que qualquer outro grupo analisado.

"Isto indica que ter filhos pode ser uma fonte de felicidade para mulheres", afirmam os autores.

Na questão sexual, os pais têm duas vezes mais probabilidade de sentir falta de contato sexual com suas parceiras do que as mulheres que são mães.

"Mães dizem querer fazer sexo com menos frequência do que seus parceiros, mas, de forma geral, a frequência das relações sexuais não parece afetar o nível de satisfação com o relacionamento nem para homens nem para mulheres," afirmam os pesquisadores

O estudo apontou ainda que as mães têm duas vezes mais chances de dizer que seus filhos são as pessoas mais importantes em sua vida, enquanto que os pais dizem que suas parceiras são as pessoas com quem mais se importam.

Dizer "obrigado" e dar demonstrações de carinho, como preparar uma xícara de chá, foram os gestos mais apreciados nos parceiros pela maioria dos entrevistados.

Além disso, os participantes disseram valorizar a ajuda dos parceiros na realização de tarefas domésticas, como algo que contribui para a saúde do relacionamento e o bom funcionamento do lar.

A grande novidade da pesquisa foi o elevado nível de satisfação com a vida e com o parceiro relatado pelos casais sem filhos.

Esses casais estão mais satisfeitos com seus relacionamentos e se sentem mais valorizados por seus parceiros do que os casais com filhos.

Segundo os autores, casais sem filhos dedicam mais tempo à manutenção do relacionamento, a apoiar o parceiro, a dizer "eu te amo" e a conversar abertamente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=filhos-sexo-importantes-felicidade-casamento

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.