14/01/2015

Fiocruz desenvolve novo exame para fibrose cística

Com informações da Fiocruz

Diferença de potencial nasal

Um novo teste diagnóstico para detecção da fibrose cística, doença genética que acomete 1,5 mil pessoas no Brasil, está sendo desenvolvido por uma pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

O estudo inédito e pioneiro de Izabela Sad, conhecido como teste da medida da diferença de potencial nasal (DPN), está em fase de validação em território brasileiro e conta com a colaboração da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Raísa Martins, e consultoria da cientista polonesa Aleksandra Norek.

Izabel explica que, quando iniciou seu trabalho, não havia ainda um protocolo internacional para realização do teste, assim, cada país o fazia de maneira diferente.

Apenas em 2009 foi criado um procedimento padrão. "O DPN está incluído na lista de exames que possibilitam os critérios diagnóstico da doença, ao lado do teste do suor, do pezinho, análise genética e histórico clínico e familiar", detalha a pesquisadora.

Herança autossômica recessiva

O novo DPN representa uma opção complementar no diagnóstico da fibrose cística, que quanto mais precoce ocorrer, melhor para o paciente. O exame vai ser útil também no acompanhamento da resposta dos pacientes ao uso de medicamentos de nova geração, que buscam corrigir o defeito da proteína alterada nessa doença.

A fibrose cística tem origem genética, por herança autossômica recessiva, e é caracterizada pelo mal funcionamento do transporte dos íons cloro e sódio por meio das membranas das células das glândulas exócrinas de todo o organismo. Além de comprometer os aparelhos respiratório e digestório, a fibrose cística também pode afetar o sistema reprodutor e glândulas sudoríparas.

Os testes e o acompanhamento com os 50 voluntários necessários para a validação da pesquisa começarão este mês, no IFF. Para ser voluntário e contribuir com a pesquisa, basta enviar um e-mail para Izabela Sad - dpn.iff.fiocruz@gmail.com - ou ligar para (21) 2554-1759.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=fiocruz-desenvolve-novo-exame-fibrose-cistica

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.