02/12/2008

Fiocruz lança kit brasileiro para diagnóstico da AIDS

Flávia Villela

Teste rápido para diagnóstico da AIDS

No Dia Mundial da Luta contra a Aids, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou avanços na área de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e diagnósticos voltados para o tratamento de pacientes com o vírus HIV. Uma das novidades é a nacionalização do teste rápido para diagnóstico da AIDS que dispensa estrutura laboratorial.

A tecnologia foi desenvolvida pelo laboratório norte-americano Chembio e vinha sendo transferida para a Fiocruz, por meio de convênio, desde 2004, quando o fornecimento do teste foi incorporado ao programa de AIDS do Brasil. As etapas de transferência foram concluídas neste ano e o teste rápido para a doença agora é 100% brasileiro.

Kit para AIDS

O presidente da fundação, Paulo Marchiori Buss, explicou que a incorporação desse conhecimento ajuda a democratizar o acesso ao diagnóstico e agiliza o atendimento emergencial.

"O kit rápido é muito importante em situações de acidentes, em situações em que não sabemos se o paciente voltará ao local de atendimento, são muitas situações que demandam o teste. Além disso, ele tem 99% de segurança e o resultado sai em 15 minutos."

Pílula contra a AIDS

Outra novidade anunciada pela Fiocruz foi o desenvolvimento de uma pílula que combina três (Lamivudina, Zidovudina e Nevirapina) dos 17 medicamentos que compõem o coquetel contra o HIV. A expectativa é de que o pedido de registro na Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) saia no primeiro semestre de 2009.

Além da versão para adultos, está sendo desenvolvida uma infantil. O primeiro anti-retroviral para crianças já está em fase de registro e combina dois medicamentos em uma única pílula (Lamivudina e Zidovudina). No Brasil, cerca de 7 mil meninos e meninas recebem tratamento anti-retroviral.

Segundo o presidente da Fiocruz, o país economizará anualmente cerca de US$ 12 milhões ao nacionalizar tecnologia de produção de medicamentos que antes eram importados.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=fiocruz-lanca-kit-brasileiro-para-diagnostico-da-aids

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.