14/10/2014

Em caso de fraturas, os homens são o sexo frágil

Redação do Diário da Saúde
Em caso de fraturas, os homens são o sexo frágil
Na verdade, todos os tipos de fraturas - seja do quadril ou da coluna - geram maiores taxas de mortalidade entre os homens do que entre as mulheres. [Imagem: IOF]

Quando se trata da saúde dos ossos e da osteoporose, os homens parecem ser o sexo frágil.

Embora a fratura de quadril ligada à osteoporose seja mais comum entre as mulheres, os homens que sofrem uma fratura desse tipo têm duas vezes mais chances de morrer do que as mulheres na mesma condição.

Osteoporose entre homens

Dados divulgados pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês) mostram que os homens são responsáveis por apenas um terço de todas as fraturas de quadril em todo o mundo - mas eles apresentam taxas de mortalidade de até 37% no primeiro ano após a fratura.

Isto é duas vezes mais do que ocorre entre as mulheres.

A conclusão da instituição é que, por ser considerada uma doença tipicamente das mulheres, a osteoporose pode não estar sendo adequadamente diagnosticada e tratada entre os homens.

"Os homens são o 'sexo frágil' em termos de morte e invalidez causada pela osteoporose porque sua saúde óssea está simplesmente sendo ignorada pelos sistemas de saúde," disse a entidade em nota.

Estimativas citadas pela entidade indicam que as fraturas osteoporóticas afetam um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos.

Se essas estimativas estiverem corretas, o risco de vida de sofrer uma fratura osteoporótica entre os homens com idade superior a 50 anos seria maior do que o risco que eles têm de desenvolver câncer de próstata.

Melhor evitar

Na verdade, todos os tipos de fraturas - seja do quadril ou da coluna - geram maiores taxas de mortalidade entre os homens do que entre as mulheres.

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, tornando-os fracos e frágeis e mais propensos a quebrar. Todos as estatísticas indicam que a osteoporose afeta muito mais as mulheres, embora não seja exclusiva delas.

Serão necessários mais estudos para esclarecer melhor essa mortalidade aumentada entre os homens em decorrência das fraturas.

Como a osteoporose pode ser uma das causas, a entidade recomenda que os homens passem a prestar mais atenção também na saúde dos seus ossos, de forma a evitar as fraturas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=fraturas-homens-sexo-fragil

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.