08/04/2010

Gêmeos siameses devem ser separados em hospital de Londres

BBC

Gêmeos siameses

Os gêmeos siameses Hassan e Hussein Benhaffaf, de quatro meses de idade, devem passar por uma cirurgia para separá-los nesta quarta-feira no hospital Great Ormond Street, em Londres, uma referência na Europa no tratamento médico de crianças.

Os bebês nascidos em dezembro passado estão unidos pelo peito e, aparentemente, dividem o mesmo fígado.

Acredita-se que a operação vá durar cerca de 20 horas.

Apoio

Os meninos, que moram na Irlanda, vieram para Londres no mês passado para se prepararem para a complexa operação.

Em um comunicado, o hospital afirmou que os pais, Azzedine e Anger Behaffaf "gostariam de agradecer a todos os hospitais envolvidos nos cuidados dos meninos por tudo o que fizeram até agora, e ao público, por seu apoio e desejos de melhoras".

O hospital afirmou ainda que só vai divulgar detalhes da operação na quinta-feira.

Separação de siameses

Edward Kiely, pediatra do hospital Great Ormond Street, afirmou que sua equipe de cirurgiões é a mais experiente da Europa na análise do estado de siameses e em operações de separação.

A equipe já realizou 21 separações e lidou com nove casos inoperáveis. O nascimento de gêmeos siameses é extremamente raro e ocorre a cada 200 mil nascimentos de crianças vivas. Eles são formados poucos dias após a concepção, em geral porque o óvulo fertilizado não se separa totalmente.

Desde a chegada dos bebês a East Cork, na Irlanda, em janeiro passado, um fundo especial foi criado para ajudar os pais a cobrir as despesas médicas.

"Pequenos lutadores"

Na terça-feira, a mãe disse ao jornal Irish Independent que a família ficou "impressionada" com o apoio que recebeu desde o nascimento dos "pequenos lutadores".

"Agora que eles vão enfrentar essa operação crítica, renovamos nosso apelo para estar nas preces e pensamentos de todos... que vão ajudar a apoiar nossos meninos nesta hora tão importante", disse ela.

A mãe dos gêmeos também divulgou um poema, cuja tradução livre é: "Enquanto nos preparamos para a cirurgia, muitas lágrimas serão derramadas... qualquer seja o resultado, sou eternamente grata pelo tempo que passamos juntos."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=gemeos-siameses

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.