16/03/2016

Identificados genes associados com tipo, quantidade e cor dos cabelos

Redação do Diário da Saúde
Identificados genes associados com tipo, quantidade e cor dos cabelos
O cultivo de cabelo humano em laboratório trouxe novas esperanças de tratamentos contra a calvície.[Imagem: Claire Higgins/Christiano Lab/Columbia University Medical Center]

Genes dos cabelos

Pesquisadores acreditam ter identificado uma série de genes associados com o crescimento do cabelo humano, incluindo um gene que eles acreditam contribuir para tornar os cabelos grisalhos.

Os dados incluem genes associados com sobrancelhas, mono-sobrancelhas (sobrancelhas muito espessas sem separação), espessura da barba, cor do cabelo, tipo do cabelo e calvície.

O que mais chamou a atenção foi o gene IRF4, que não parece causar os cabelos grisalhos, mas sua presença parece correlacionada com o início da perda da cor do cabelo - perda de melanina -, o que faz sentido uma vez que esse gene já foi associado com tons de cabelo mais claros.

Cabelos latinos

A equipe vasculhou os genomas de mais de 6.000 pessoas da América Latina, de forma a cobrir uma vasta gama de perfis étnicos.

A região foi escolhida devido ao fato de ser o que a equipe chama de um "caldeirão genético", com uma mistura de populações europeias, africanas, asiáticas e nativas. Na África Subsaariana, por exemplo, os genes favorecem os cabelos encaracolados, enquanto que na Europa outras mutações genéticas produzem principalmente cabelos lisos e claros.

Comparando o tipo de cabelo dos voluntários com seus genomas, a equipe identificou genes que apresentam alto nível de correlação com as mesmas características.

No total, o estudo descreve 18 genes, 10 dos quais não descritos anteriormente, o que pode ajudar em uma melhor compreensão dos perfis genéticos por baixo dos tipos de cabelo.

Estudo que "prova" e estudo que nega

Os dados foram publicados na revista Nature Communications por uma equipe da Universidade College de Londres, que parece não se importar com as críticas a uma proliferação de estudos do tipo "gene disso e gene daquilo", que têm sido alvos frequentes de negações posteriores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=genes-associados-cabelos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.