08/08/2013

Golfinhos lembram-se de amigos de mais de 20 anos

Com informações da BBC

Esqueça os elefantes. São os golfinhos os animais com a memória mais longa - exceto os humanos, ou pelo menos, a maioria dos humanos.

Pesquisadores nos Estados Unidos dizem que mesmo depois de 20 anos de separação, golfinhos puderem se lembrar dos assobios de antigos companheiros.

Os autores do estudo acreditam que esta memória de longo prazo é um produto de complexas conexões sociais que os golfinhos desenvolveram.

No estudo, os cientistas usaram as informações sobre os relacionamentos entre 56 golfinhos em cativeiro da espécie roaz corvineiro que tiveram que ser separados em seis zoológicos e aquários nos Estados Unidos e nas Bermudas em grupos diferentes com o objetivo de facilitar o acasalamento.

Os dados coletados, que têm registros de décadas, mostraram quais dos golfinhos foram mantidos juntos.

Vozes familiares

Os pesquisadores tocaram para os golfinhos gravações de áudio utilizando alto-falantes subaquáticos, com os assobios dos animais que eles viveram no passado, medindo suas reações.

"Quando as gravações lhe são familiares, os golfinhos têm a tendência de se aproximar das caixas de som por longos períodos de tempo", disse Jason Bruck, da Universidade de Chicago, que conduziu o estudo.

"Eles irão manter contato com o alto-falante - mas se eles não tiverem qualquer familiaridade com a gravação, têm a tendência a ignorar o que estou tocando. Não existem precedentes em estudos de comportamento de animais que encontrem memórias tão longas", ressalta.

Bruck ainda sublinha o caso de dois golfinhos chamados Allie e Bailey. Eles tinham vivido juntos em Florida Keys - arquipélago de corais na região sudeste dos EUA - quando eram bem pequenos.

Bailey agora vive nas Bermudas, mas quando a gravação de Allie foi tocada, ela reconheceu imediatamente o som, mesmo 20 anos depois do breve contato que teve com o parceiro - eles ficaram juntos por apenas seis meses.

Enquanto os elefantes têm a reputação de ter uma memória longa bem extensa - de até 20 anos - existe muito pouca evidência científica das suas habilidades fora do ambiente de relacionamentos familiares.

Nesta pesquisa, os golfinhos foram capazes de lembrar de membros familiares da mesma forma como de estranhos.

Há algumas semanas, um outro estudo revelou que os golfinhos utilizam o assobio para definir a própria marca - assinatura - hábito que parece ter a mesma função que os nomes têm para os humanos.

Inteligência de golfinho

Os golfinhos que participaram do estudo tiveram que acionar uma de duas alavancas de nível para distinguir os sons, sendo alguns deles muito parecidos. Ao acionar uma terceira alavanca, eles foram capazes de "dizer" aos cientistas que eles queriam "pular" um teste em particular por ser muito difícil.

"Quando você coloca os golfinhos em situações como estas, eles respondem exatamente como os humanos", afirma o pesquisador Lori Marino. "Eles estão acessando as próprias mentes e pensando - analisando - as próprias ideias".

Vários golfinhos em cativeiro ganham recompensa na forma de peixes por organizar seu próprio tanque. Um deles cortou um grande saco de papel, escondeu os pedaços e apresentou um deles por vez para ganhar diversas recompensas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=golfinhos-lembram-se-amigos-mais-20-anos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.