04/10/2011

Cresce número de golpes em namoros pela internet

Redação do Diário da Saúde

Prejuízo e constrangimento

No Reino Unido, os conquistadores pela internet podem estar interessados em bem mais do que amor e companhia.

Durante o relacionamento, os criminosos alegam problemas financeiros urgentes e pedem ajuda.

Monica Whitty, da Universidade de Leicester, e Tom Buchanan, da Universidade de Westminster, descobriram que mais de 200 mil britânicos já foram vítimas dos golpes nos namoros virtuais.

Segundo os pesquisadores, os números podem ser maiores, uma vez que, em muitos casos, as vítimas ficam constrangidas e acabam não denunciando o ocorrido à polícia.

Lavagem de dinheiro

O órgão britânico que atende vítimas de fraudes identificou 592 vítimas de golpes do namoro pela internet entre 2010 e início de 2011.

Dentre as ocorrências, 203 pessoas tiveram prejuízos superiores a 5 mil libras (cerca de R$ 14 mil). No estudo, os pesquisadores identificaram perdas financeiras entre 50 e 240 mil libras (quase R$700 mil).

Mas é bom desconfiar também se você começar a receber dinheiro do seu novo amor virtual: já foram identificados vários casos em que as vítimas são usadas pelos criminosos em operações de lavagem de dinheiro.

Danos emocionais

Os pesquisadores verificaram que 52% dos entrevistados disseram conhecer golpes do tipo e 2% conheciam pessoalmente alguém que havia sido vítima.

"Os dados sugerem que o número de vítimas britânicas desse tipo relativamente novo de crime é muito maior do que os incidentes registrados podem indicar.

"O estudo também confirma as suspeitas de que se trata de um crime muito mais sério do que se suspeitava", disse Whitty, que destaca ainda os danos emocionais causados pelo golpe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=golpes-namoro-pela-internet

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.