18/01/2013

Mulheres devem esperar um ano para engravidar após cirurgia bariátrica

Redação do Diário da Saúde

Gravidez e cirurgia bariátrica

Mulheres submetidas a cirurgia para perda de peso devem esperar pelo menos 12 meses antes de tentar ter um bebê.

Além disso, elas precisam de informações detalhadas e aconselhamento sobre questões reprodutivas.

A recomendação foi feita por especialistas que revisaram casos documentados em artigos científicos sobre o assunto.

O levantamento focou-se na segurança, vantagens e limitações da cirurgia bariátrica envolvendo as pacientes antes, durante e após a gravidez.

Os especialistas disseram-se preocupados com a crescente associação entre gravidez e cirurgia bariátrica na medida que a obesidade já atinge 24,2% das mulheres em idade reprodutiva, número que deverá chegar a 28,3% em 2015.

Melhor que obesidade

A obesidade aumenta o risco de complicações obstétricas.

Assim, a gravidez após a cirurgia bariátrica é mais segura do que a gravidez de mulheres com obesidade mórbida, afirma o estudo.

Um estudo anterior, abordando a gravidez após a cirurgia de redução do estômago, mostrou que 79,2% das participantes não apresentaram nenhuma complicação durante a gravidez, ainda que 20,8% dos "outros casos" seja um número elevado.

De fato, pode haver complicações durante a gravidez após a cirurgia bariátrica.

Outro estudo documentou a ocorrência de deslizamento e migração da banda gástrica, o que resulta em vômitos severos - o vazamento da banda foi relatado em 24% das gestações.

Informações sobre os riscos

Com base em todas as evidências, os especialistas recomendam que as pacientes não devem engravidar pelo menos por 12 meses após a cirurgia bariátrica.

"A gravidez após a cirurgia bariátrica é mais segura do que a gravidez em mulheres com obesidade mórbida. As mulheres que fizeram cirurgia bariátrica geralmente toleram bem a gravidez. No entanto, há riscos envolvidos e as pacientes devem estar bem informadas," disse o Dr. Jason Waugh, responsável pela publicação do estudo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=gravidez-apos-cirurgia-bariatrica

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.