13/03/2008

Greenpeace protesta contra rotulagem inadequada de transgênicos

Isabela Vieira - Agência Brasil

Falta de informações

Uma manifestação do Greenpeace deixou consumidores surpresos, mas satisfeitos, em um supermercado da zona sul do Rio, na manhã de hoje (12). A organização não-governamental (ONG) chamou atenção para ausência de informações nos rótulos de alimentos contendo transgênicos.

Os ativistas colaram em produtos adesivos com o T maiúsculo no meio de um triângulo amarelo, símbolo dos transgênicos, e até mesmo interditaram com fitas prateleiras contendo margarinas, maioneses e molhos para saladas.

Produtos com organismos geneticamente modificados

A idéia do protesto, como explica a coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace, Gabriela Vuolo, é cobrar a presença do símbolo em produtos com organismos geneticamente modificados – determinação legal desde 2004, quando passou a valer a Lei da Rotulagem.

“A Bünge e a Cargill continuam escondendo informações sobre transgênicos dos consumidores. Exigimos que as empresas se ajustem a legislação, colocando em todos seus produtos, não apenas no óleo de soja, o símbolo”, disse Vuolo. Procuradas, as duas empresas não responderam à reportagem.

Apoio dos consumidores

No supermercado do Rio, apesar do susto com a presença inesperada dos ativistas e da imprensa, os consumidores apoiaram a manifestação. A estudante Elizabete Oliveira disse, que com as informações, tem a opção de comprar produtos de forma mais consciente.

“O consumidor tem que ficar sabendo disso para o caso de não querer consumir transgênicos. É bom que essa informação tenha no rótulo", disse. Eu não sabia que metade do meu carrinho é de [produtos] transgênicos”.

A dona-de-casa Lucia Maina também disse que a partir de agora prestará mais atenção aos rótulos. “Já temos problemas com o prazo de validade, mas quanto mais soubermos sobre o que estamos consumido e comprando é melhor.”

Produtos com transgênicos

Durante o ato o Greenpeace também distribuiu folhetos com informações sobre produtos de diversas marcas que podem ter organismos geneticamente modificados, como chocolates e sucos.

Na filipeta, a entidade reconhece que ainda não foram comprovados danos à saúde causados por transgênicos, mas destaca impactos no meio ambiente como o aparecimento de ervas daninhas resistentes e a contaminação genética de lavouras orgânicas, o que afetaria, principalmente, a agricultura familiar.

A incitativa dos ambientalistas deve se estender ao longo da semana. Os ativistas do Greenpeace marcaram manifestações em Manaus amanhã (13) e em Porto Alegre na sexta-feira (14).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=greenpeace-protesta-contra-rotulagem-inadequada-de-transgenicos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.