22/09/2009

Grupos étnicos são formações sociais, e não genéticas

Charlotte Webber
Grupos étnicos são formações sociais, e não genéticas
Há mais diferenças genéticas no interior dos grupos étnicos do que entre eles, indicando que a separação entre grupos étnicos existe mais na mente do que no sangue. [Imagem: Karduelis/Wikimedia]

Invenção histórica

Apesar de sua aparência física homogênea e dos fortes laços históricos, os grupos étnicos da Ásia Central são definidos muito mais pelas suas regras sociais do que pela sua ancestralidade.

Um grupo internacional de pesquisadores descobriu que há mais diferenças genéticas no interior dos grupos étnicos do que entre eles, indicando que a separação entre grupos étnicos existe mais na mente do que no sangue.

Genética determinada socialmente

Evelyne Heyer coordenou o grupo de cientistas que estudou o DNA mitocondrial e os cromossomos Y de várias populações dos dois maiores grupos linguísticos da Ásia Central, os turcos e os indo-iranianos.

"Nossos resultados indicam que a etnicidade é um sistema construído socialmente que mantém limites genéticos com outros grupos, em vez de ser o resultado de uma ancestralidade genética comum," diz ela.

Os limites usados pelos indivíduos para diferenciar seus membros dos membros de outros "grupos étnicos" são geralmente culturais, linguísticos, econômicos, religiosos e políticos.

Heyer e seus colegas confirmaram que a ausência de uma ancestralidade comum nos grupos étnicos específicos. Em média, há mais diferenças genéticas entre os membros do mesmo grupo genético do que entre membros de diferentes grupos genéticos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=grupos-etnicos-formacoes-sociais-nao-geneticas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.