04/10/2011

Adolescentes não cedem às idealizações do homem-objeto

Sylvain-Jacques Desjardins

Homem-objeto

Se a mulher-objeto é algo discutido há séculos, a objetificação dos corpos masculinos é um fenômeno mais recente, mas com uma taxa de crescimento extremamente alta.

Seria de se esperar que divulgação crescente desses estereótipos masculinos pelos meios de comunicação de massa tivesse um efeito maciço sobretudo sobre os mais jovens.

Mas será que a objetificação masculina está fazendo os homens correrem para as academias ou comprarem espelhos maiores?

Parece que não é bem assim.

Físico médio

Um novo estudo realizado nas universidades de Concórdia e Manitoba, ambas no Canadá, descobriu que a maioria dos jovens simplesmente quer ter um físico médio.

"Nem todos os garotos aspiram a ter corpos masculinos idealizados, magros e musculosos, que são comuns na cultura popular," conta Moss E. Norman, que liderou o estudo.

"Em muitos casos, os garotos que participaram do nosso estudo foram fortemente críticos das imagens idealizadas das imagens masculinas," prossegue. "Eles acham que ser excessivamente preocupados com a aparência é problemático, feminino ou simplesmente sem sentido. Corpos esculpidos são vistos como não-naturais, produto de esteroides ou de levantamentos de peso caprichados."

Relação com o próprio corpo

Embora a amostra estudada seja pequena, o estudo durou nove meses e incluiu quatro entrevistas em profundidade, além de 19 grupos focais.

As discussões foram centradas no corpo masculino, na saúde, dieta e atividade física.

"Uma das surpresas desse estudo foi o quão confortáveis os garotos se sentiram em expressar, analisar e comparar os corpos - os seus próprios, os de seus pares e os ideais representados pela mídia," diz Norman.

"Embora eles sintam uma pressão de estar em forma, eles apresentaram uma relação distante, desinteressado e fria em relação aos seus corpos," acrescenta. "Alguns participantes também admitiram ter desejado possuir ideais masculinos específicos e terem trabalhando em seus corpos para alcançar tais formas idealizadas."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=homem-objeto

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.