10/09/2008

Humor da mãe, sono do bebê: qual é a conexão?

Kara Gavin

Futuro saudável

Se há uma coisa que todo mundo sabe sobre recém-nascidos, é que eles não dormem toda a noite, e nem os seus pais. Mas, de fato, esses primeiros seis meses de vida são cruciais para o desenvolvimento de padrões regulares de dormir e acordar, conhecidos como ritmos circadianos, que uma criança irá necessitar para um futuro saudável.

Contudo, algumas crianças podem começar a vida de forma muito desfavorável em relação ao sono, afirmam especialistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que estudam o assunto.

Problemas de humor das mães

Crianças cujas mães passaram por períodos depressivos em qualquer época antes de engravidarem, ou desenvolveram problemas de humor enquanto estavam grávidas, são muito mais propensas a apresentarem padrões de sono caóticos no primeiro meio ano de vida do que crianças nascidas de mães sem nenhum desses problemas, descobriram os pesquisadores.

Por exemplo, crianças nascidas de mães deprimidas cochilam mais durante o dia, demoram mais para dormir à noite, e acordam mais freqüentemente durante a noite. É uma versão infantil da insônia que milhões de adultos conhecem muito bem.

Isto não apenas aumenta as noites sem dormir dos pais, mas pode levar as próprias crianças a desenvolverem depressão mais tarde em suas vidas.

Depressão não é hereditária

Mas isto não significa que as crianças nascidas de mães deprimidas estejam condenadas a seguir os passos de suas mães, mesmo porque a depressão não tende a aparecer em toda uma família, diz Roseanne Armitage, coordenadora do estudo.

E nem significa que os pais que nunca sofreram de depressão possam ignorar a importância do sono dos seus bebês.

Significa sim, que todos os pais - especialmente aqueles com um histórico de depressão - devem dar toda a atenção às condições que eles criam para o sono dos seus nenês desde o nascimento.

"Manter um padrão de sono muito regular é incrivelmente importante," diz Armitage. "Nós sabemos que tanto para crianças quanto para adultos, e a partir desta pesquisa nós sabemos que também para os recém-nascidos, quanto mais estável o período de sono menos caótico o sono será durante a noite."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=humor-da-mae--sono-do-bebe--qual-e-a-conexao-

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.