22/06/2016

Otimistas têm memória melhor

Com informações da Umich

Otimismo e memória

O otimismo tem sido associado a comportamentos de saúde positivos, tais como exercitar e ter uma alimentação mais saudável, além de diminuir os riscos de problemas de saúde, incluindo ataques cardíacos e derrame, e fortalecer o sistema imunológico.

Agora, Katerina Gawronski e Eric Kim, da Universidade de Michigan (EUA), usaram uma base de dados chamada "Aposentadoria e Saúde" para fazer o primeiro estudo que avalia a relação entre o otimismo e a saúde cognitiva entre adultos com mais de 65 anos.

Durante um período de quatro anos, cerca de 500 dos 4.600 participantes desenvolveram comprometimento cognitivo, uma condição em que eles enfrentam a diminuição da memória e/ou têm dificuldade em resolver problemas e tomar decisões.

No entanto, os participantes que relataram alto nível de otimismo apresentaram risco de comprometimento cognitivo menor.

Os idosos que se sentiam otimistas sobre o futuro se mostraram menos propensos a ter problemas de memória, de julgamento e capazes de resolver problemas com mais facilidade.

Como melhorar o otimismo

Os pesquisadores dizem que os estudos controlados e randomizados têm mostrado que o otimismo pode ser modificado de uma maneira bem simples, usando exercícios de lápis e papel. Por exemplo, escrever sobre o "melhor possível de você mesmo" tem demonstrado aumentar o otimismo.

"Portanto, o otimismo pode ser um novo e promissor destino para a prevenção e para estratégias de intervenções que visem melhorar a saúde cognitiva," disse Kim.

Os resultados foram publicados na revista Psychosomatic Medicine.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=idosos-otimistas-tem-memoria-melhor

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.