11/03/2014

Iluminação do ambiente afeta a forma como você toma decisões

Redação do Diário da Saúde
Iluminação do ambiente afeta tomada de decisões
Já se sabe também que o relógio biológico não é a única rota para a influência da luz sobre a saúde.[Imagem: National Institute of General Medical Sciences]

Iluminação e emoção

Da próxima vez que você quiser baixar a agitação emocional antes de tomar uma decisão importante, você pode começar diminuindo a iluminação.

As emoções humanas, seja elas positivas ou negativas, são sentidas mais intensamente sob luz forte.

Foi o que demonstraram Alison Jing Xu (Universidade de Toronto - Canadá) e Aparna Labroo (Universidade Northwestern - EUA).

A dupla realizou uma série de experimentos para examinar as relações existentes entre e iluminação e as emoções humanas.

"Outras evidências mostram que, em dias de sol, as pessoas são mais otimistas em relação ao mercado de ações, apresentam maior bem-estar e são mais dispostas a ajudar os outros, enquanto a exposição prolongada a dias escuros, chuvosos e sombrios pode resultar em transtorno afetivo sazonal," diz Xu.

Eles queriam ver como isso funciona em ambientes internos, com iluminação artificial.

De forma similar, os resultados mostraram que, com luzes brilhantes as emoções são sentidas mais intensamente.

Na sala totalmente iluminada os participantes escolheram molhos mais picantes, julgaram personagens fictícios como mais agressivos e acharam participantes do sexo oposto mais atraentes - todos indicadores selecionados pelos pesquisadores para mostrar a intensidade das emoções.

Além disso, os voluntários receberam com mais intensidade palavras tanto positivas quanto negativas - eles se sentiram melhor ante palavras positivas e pior ante palavras negativas do que os voluntários em salas à meia-luz.

Iluminação e decisão

Esses resultados são compatíveis com experimentos anteriores, que mostraram que a luz intensa diminui a sonolência de estudantes e que restaurantes com luz e música suaves ajudam a emagrecer.

Para os pesquisadores, isso é relevante porque a maioria das decisões cotidianas é feita sob luz brilhante.

Assim, diminuir a intensidade da iluminação pode ajudar a tomar decisões mais racionais ou até mesmo resolver negociações com mais facilidade.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=iluminacao-ambiente-afeta-tomada-de-decisoes

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.