24/02/2011

Cientistas criam ilusão de corpo com 3 braços

Redação do Diário da Saúde
Cientistas criam ilusão de corpo com 3 braços
Por muito tempo se acreditou que a nossa imagem corporal fosse limitada à estrutura do nosso próprio corpo - em outras palavras, que não poderíamos nunca ter a sensação de ter mais do que uma cabeça, dois braços e duas pernas. [Imagem: Gueterstam et al./PLoS One]

Imagem corporal

Poucos dias depois de haver dito em uma conferência nos Estados Unidos, que é possível deixar o próprio corpo e até assumir outro. o Dr. Henrik Ehrsson anunciou o mais recente feito de sua equipe.

Ehrsson e seus colegas da universidade médica Instituto Karolinska, na Suécia, mostraram que é possível fazer com que uma pessoa experimente a sensação de possuir três braços.

Como sentimos nossos próprios corpos é uma questão clássica na psicologia e na neurociência.

Por muito tempo se acreditou que a nossa imagem corporal fosse limitada à estrutura do nosso próprio corpo - em outras palavras, que não poderíamos nunca ter a sensação de ter mais do que uma cabeça, dois braços e duas pernas.

O experimento mostrou que nosso self é bem mais adaptável do que isso.

Ilusão de 3 braços

O experimento que cria a ilusão de possuir três braços foi feito com um voluntário sentado a uma mesa e tendo um braço protético realista colocado ao lado do seu braço direito.

O voluntário vê então seus dois braços reais e o braço extra protético, feito de borracha, como se todos se estendessem a partir do seu corpo.

Para produzir a sensação de que o braço de borracha é da própria pessoa os cientistas tocam o braço direito do voluntário e o braço de borracha em pontos específicos, usando duas escovas pequenas - é importante que os dois toques sejam sincronizados o mais perfeitamente possível.

"O que acontece é que gera-se um conflito no cérebro sobre qual das duas mãos direitas pertence ao corpo do participante," explica Arvid Guterstam, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.

"O que se poderia esperar é que apenas uma das mãos fosse sentida como a sua própria, provavelmente a do braço real. Mas o que nós descobrimos, surpreendentemente, é que o cérebro resolve este conflito aceitando as duas mãos direitas como sendo partes da imagem corporal, e o voluntário tem a sensação de possuir um terceiro braço," explicou Guterstam.

O experimento foi repetido em 154 voluntários saudáveis.

Cientistas criam ilusão de corpo com 3 braços
O cérebro resolve o conflito aceitando as duas mãos direitas como sendo partes da imagem corporal, e o voluntário tem a sensação de possuir um terceiro braço.
[Imagem: Gueterstam et al./PLoS One]

Autodefesa

Para provar que o braço protético estava sendo verdadeiramente sentido como um terceiro braço os cientistas "ameaçaram" ou a prótese de mão ou a mão real com uma faca de cozinha.

Ao mesmo tempo, eles mediram o grau de transpiração da palma da mão esquerda do voluntário, que funciona como uma resposta fisiológica não consciente ao perigo.

Os resultados demonstraram que os pacientes têm a mesma resposta ao estresse tanto quando a prótese foi ameaçada, quanto quando a ameaça era sobre a mão real.

E isso acontece apenas durante os períodos em que os voluntários estavam passando pela ilusão do terceiro braço - por exemplo, não houve reação de estresse quando a prótese de braço direito foi substituída por uma prótese de braço esquerdo ou por um pé protético, o que quebra a ilusão do terceiro braço.

Próteses aditivas

Os resultados do estudo deverão beneficiar os pacientes através de novas pesquisa na área das próteses.

"Poderá ser possível no futuro oferecer a um paciente que sofreu derrame, que ficou paralisado em um lado do corpo, um braço protético que poderá ser usado e sentido como sendo o seu próprio, enquanto o braço paralisado permanece dentro da imagem corporal do paciente," disse o Dr. Henrik Ehrsson, que coordenou o estudo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=ilusao-corpo-com-3-bracos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.