10/06/2009

Inaugurado em São Paulo ambulatório especializado em transexuais

Daniel Mello - Agência Brasil

Atendimento para travestis e transexuais

Foi inaugurado nesta terça-feira em São Paulo o primeiro ambulatório do país especializado no atendimento de travestis e transexuais. A unidade tem capacidade de realizar 300 atendimentos por mês e conta com uma equipe de endocrinologistas, dermatologistas, urologistas, proctologistas e infectologistas, além de psicólogos e assistentes sociais.

Os profissionais do centro estão preparados para atender demandas específicas da população transexual como a avaliação de prótese de silicone e recomendações sobre tratamento hormonal. Todos os profissionais da unidade são orientados a chamar as travestis pelos nomes sociais, ou seja, pelos nomes de mulher. Os procedimentos cirúrgicos, como o de mudança de sexo, continuarão sendo realizados no Hospital das Clínicas.

Cidadania

Segundo a coordenadora do programa estadual de DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna, a iniciativa deverá facilitar o acesso dessa população ao atendimento médico. "Muitas vezes as travestis e transexuais não conseguem acessar os serviços de saúde, não recebem atendimento adequado."

Para a coordenadora da Secretaria de Travestis e Transexuais da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) de São Paulo, Alessandra Saraiva, a criação da unidade em São Paulo é um "avanço gigantesco" e deverá ter um impacto muito grande para o resto do país.

Isonomia de direitos

O governador de São Paulo, José Serra, afirmou que todas as pessoas têm o direito de serem bem atendidas pelos serviços de saúde, "por mais diferentes que sejam suas atitudes e seu papel dentro da sociedade".

No domingo, com o lema "Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela Isonomia dos Direitos!" será realizada na Avenida Paulista a 13ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. No ano passado, cerca de 400 mil turistas participaram do evento e movimentaram R$ 190 milhões, de acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=inaugurado-paulo-ambulatorio-especializado-transexuais

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.