27/11/2012

Santa Casa de São Paulo inaugura Instituto de Pesquisa

Com informações da Agência Fapesp

Colaboração na pesquisa

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo inauguraram, o Instituto de Pesquisa da Santa Casa.

Um dos objetivos do novo instituto é centralizar as pesquisas realizadas em quase todas as áreas clínicas e cirúrgicas por médicos assistencialistas, professores e estudantes de pós-graduação em laboratórios distribuídos pelos diversos departamentos do Hospital Central e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

Com isso, espera-se aumentar a colaboração entre os pesquisadores da instituição e otimizar os recursos para realização de projetos de pesquisa.

"A Santa Casa conta com diversos pesquisadores que atuam de forma pulverizada na instituição. A abertura da sede do Instituto de Pesquisa irá possibilitar condensá-los em um único local, onde poderão se encontrar e discutir de forma mais intensiva sobre colaborações em projetos de pesquisa", disse Carlos Alberto Longui, coordenador científico do Instituto de Pesquisa da Santa Casa de São Paulo, à Agência FAPESP.

O prédio, localizado no centro de São Paulo, tem seis andares, dos quais três são constituídos por laboratórios de última geração em cultura de células, virologia, histologia e bioinformática.

Atração de pesquisadores

De acordo com Longui, o Instituto de Pesquisa também deverá possibilitar atrair pesquisadores do Brasil e do exterior que desejem realizar suas pesquisas clínicas e básicas na instituição.

Fundada por volta de 1560, a Santa Casa administra o maior hospital filantrópico da América Latina, no qual são atendidos cerca de 8 mil pacientes por dia, muitos do quais portadores de doenças raras que poderão participar de estudos clínicos.

"O Instituto de Pesquisa da Santa Casa deverá despertar o interesse de pesquisadores interessados em estudar doenças raras e que precisam de uma instituição de grande porte para ter a casuística (comparação) necessária para realizar suas pesquisas", estimou Longui.

Segundo ele, com a inauguração do Instituto de Pesquisa, a expectativa é aumentar em, no mínimo, entre 15% a 20% o número de pesquisas realizadas na instituição em 2013 em comparação com 2012.

Os pesquisadores, médicos assistencialistas e alunos de pós-graduação que tiverem interesse em realizar pesquisas no Instituto deverão apresentar seus projetos para uma coordenadoria científica, que irá alocá-los entre os diferentes setores da instituição.

Instituto do HPV

Inicialmente, o Instituto de Pesquisa da Santa Casa abrigará um núcleo metodológico - criado com o objetivo de desenvolver e centralizar os métodos de pesquisa mais utilizados nos projetos realizados na instituição -, além do Instituto de Pesquisa Clínica e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia das Doenças do Papilomavírus Humano (Instituto do HPV).

O Instituto do HPV desenvolve pesquisas, forma recursos humanos e realiza ações de prevenção e de tratamento de infecções e tumores causados pelo vírus HPV, principal causador do câncer de colo de útero e de outros tumores que causam o óbito de cerca de 7 mil mulheres por ano no Brasil.

Com a inauguração do Instituto de Pesquisa da Santa Casa, parte dos equipamentos do Instituto foi doada e fará parte dos laboratórios da instituição voltados, entre outras finalidades, para realização de testes moleculares, cultivo celular, sequenciamento, análises de células, fluidos humanos e até mesmo de tumores.

"Agora, teremos mais espaço para realizar pesquisas de ponta que conduzimos há décadas", disse Luisa Lina Villa, coordenadora do INCT-HPV.

HPV entre homens

Segundo Villa, após terem desenvolvido nos últimos anos uma série de estudos epidemiológicos para conhecer melhor o histórico de infecções e doenças causadas por HPV em mulheres, os pesquisadores do INCT-HPV estão realizando um estudo semelhante, com a participação de 4,5 mil homens.

Com base nas comparações entre os históricos de infecções causadas pelo HPV nos dois sexos, os pesquisadores concluíram que eles não escolhem gênero e, apesar de causarem tumores em maior proporção em mulheres, também afetam os homens.

"As iniciativas terapêuticas e de prevenção, que visam em primeiro lugar as mulheres, porque elas padecem mais das doenças causadas por HPV, também devem incluir os homens", disse Villa.

De acordo com a pesquisadora, o Brasil possui uma importante participação nos estudos para validação de vacinas para proteção dos principais tipos de HPV, que já foram aprovadas no país para mulheres e se discute sua introdução no plano nacional de imunização tendo em vista que surgem 20 mil novos casos de câncer de útero no país por ano, que causam a morte de mais de 7 mil mulheres.

A escolha do Brasil para testar essas vacinas, na opinião dela, deve-se à qualidade das pesquisas realizadas no país na área. "Foram as pesquisas feitas no país que nos colocaram no cenário para testar essas vacinas. No Estado de São Paulo, principalmente pela contribuição da FAPESP, estão algumas da melhores instituições do mundo em pesquisa sobre HPV", destacou.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=instituto-pesquisa-santa-casa-sao-paulo

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.