25/01/2011

Jogo de computador ensina como tomar decisões melhores

Redação do Diário da Saúde
Jogo de computador ensina como tomar decisões melhores
Uma versão interativa do jogo, na forma de um quiz, está disponível na internet. [Imagem: EPSRC]

Jogo da decisão

Cientistas irlandeses desenvolveram um jogo de computador projetado para ajudar as pessoas a melhorarem as habilidades de tomada de decisão em todos os aspectos da vida.

A equipe da Universidade Queen's, de Belfaste, desenvolveu um protótipo que pode ser incluído pelos fabricantes comerciais de jogos em seus próprios games, transformando-os em uma ferramenta de e-learning - ou treinamento à distância - para profissionais e para o público em geral.

Como alternativa, algumas das características do novo jogo podem ser incorporadas em jogos de computador já existentes e que tenham um elemento de estratégia.

Como tomar melhores decisões

A estratégia adotada para desenvolver um jogo para ajudar a tomar melhores decisões é a de dar às pessoas a capacidade de reconhecer e fazer concessões às suas próprias opiniões subjetivas e até mesmo aos seus preconceitos, tentando avaliar com precisão as incertezas subjacentes às suas decisões e às consequências dessas decisões.

Por exemplo: imagine que você está atrasado para pegar o ônibus. Você será capaz de pegá-lo se correr? Ou tudo o que conseguirá será estresse, cansaço e esforço desperdiçado?

Para maximizar suas chances de tomar a decisão correta, você precisará levar em conta todas as informações disponíveis - e essas informações podem mudar a cada instante.

Mas também ajuda se, usando essas informações, você tentar fazer uma avaliação das suas reais possibilidades.

Isso dará resultados mais precisos se for levado em conta a forma como você tende a interpretar tais informações, com base nas suas experiências anteriores - por exemplo, talvez você saiba que costuma ter excesso de confiança ou falta de confiança em si mesmo em situações semelhantes.

Da mesma forma, o jogo ensina às pessoas a levar em conta as suas incertezas e aprender com a experiência, mesmo quando confrontadas com escolhas simples.

Habilidades de tomada de decisão

No futuro, jogos como esse, ou desenvolvidos a partir desse código inicial, poderão ser usados para fins educativos e de entretenimento, ou pelos setores público e privado, a fim de melhorar as habilidades de tomada de decisão, seja no trabalho, na escola ou no dia-a-dia.

"O jogo que desenvolvemos é uma ferramenta de pesquisa que está permitindo que descubramos mais sobre os processos de pensamento e os mecanismos psicológicos envolvidos na tomada de decisões", afirmou Jyldyz Tabyldy, um dos idealizadores do projeto.

Uma versão interativa do jogo, na forma de um quiz, está disponível, em inglês, no endereço http://quiz.worldofuncertainty.org/.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=jogo-ensina-como-tomar-decisoes-melhores

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.