06/05/2015

Kinect libera movimentos de pacientes de Parkinson

Redação do Diário da Saúde
Kinect vira controlador de movimentos para Parkinson
Quando o software detecta que o paciente caiu, ele aciona automaticamente uma chamada de videoconferência para os cuidadores.[Imagem: Brunel University]

Congelamento de marcha

Um controlador de jogos Kinect manipulado por pesquisadores da Universidade Brunel (Reino Unido) é capaz de aliviar um dos sintomas mais angustiantes dos pacientes de Parkinson - o chamado congelamento de marcha.

Muitos pacientes de Parkinson sofrem com o congelamento de marcha: De repente, no meio do caminho, os músculos congelam, e a pessoa fica incapaz de se mover.

Os músculos podem "destravar" de forma igualmente repentina, e o impulso exagerado pode fazer então com que a pessoa simplesmente caia. Em outras ocasiões, o próprio congelamento pode causar a queda pela inércia.

Estudos anteriores haviam demonstrado que sinais visuais, como projetar linhas no chão à frente do paciente "descongela" os músculos.

O inconveniente é que os equipamentos disponíveis capazes de fazer isto são grandes, pesados e têm que ser "vestidos", ou seja, o paciente precisa ficar com eles o tempo todo.

Controlador de movimentos

Konstantinos Banitsas e Amin Maghsoud voltaram-se então para o controlador Kinect, projetado para detectar à distância os movimentos dos jogadores com grande precisão.

Eles transformaram o controlador da Microsoft em um sistema que pode ser instalado na casa do paciente, monitorando seus movimentos em tempo real em cômodos inteiros.

Ligado a um laser montado no teto, o aparelho adaptado detecta o congelamento de movimento do paciente e imediatamente projeta linhas à sua frente, auxiliando o descongelamento.

Além disso, quando o software detecta que o paciente caiu, ele aciona automaticamente uma chamada de videoconferência para os cuidadores.

"Todos os outros sistemas exigem que o paciente use sensores e pacotes com baterias, enquanto a nossa solução é discreta e cobre um cômodo inteiro," disse o Dr. Banitsas. "O sistema já passou pela fase de prova de conceito e vamos começar imediatamente os testes com pacientes."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=kinect-controlador-movimentos-parkinson

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.