18/02/2014

Kit médico de James Bond vira realidade

Redação do Diário da Saúde

No filme Casino Royale, James Bond usa um kit de diagnóstico portátil para identificar uma substância tóxica com a qual havia acabado de ser envenenado.

Esse tipo de tecnologia agora deixou de ser ficção, e logo estará disponível nas farmácias.

Pesquisadores europeus desenvolveram um sistema de diagnóstico inovador baseado em cartões inteligentes e um sistema de análise da pele, tudo combinado com um leitor portátil.

Os resultados do exame podem ser enviados diretamente para um computador, tablet ou smartphone através de uma ligação sem fios.

Laboratório portátil

Kit médico de James Bond vira realidade
Cada cartão inclui um circuito eletrônico sofisticado e diferentes componentes químicos que reagem a substâncias definidas.
[Imagem: LABONFOIL]

Este pequeno laboratório portátil já é capaz de detectar o consumo de cocaína, monitorar o câncer de cólon, identificar bactérias em alimentos, analisar a qualidade da água e detectar contaminação ambiental.

Muitas outras aplicações estão sendo previstas, agora que empresas na Espanha, Irlanda e Dinamarca licenciaram a tecnologia e em breve deverão comercializar o microlaboratório.

"13 parceiros em 8 países trabalharam durante quatro anos no projeto LABONFOIL. Eles combinaram suas habilidades em microtecnologia, biologia molecular, materiais e eletrônica para desenvolver esta nova tecnologia para diagnóstico rápido e de baixo custo," disse o Dr. Ruano-López, coordenador do projeto.

A equipe se concentrou mais especificamente em três cartões inteligentes e um adesivo para ser colado à pele, efetuando a coleta dos dados.

Cada cartão inclui um circuito eletrônico sofisticado e diferentes componentes químicos que reagem a substâncias definidas.

Os resultados são analisados por um leitor portátil, que se conecta remotamente e transmite seus dados para um computador, tablet ou smartphone, permitindo que os dados sejam recebidos pela internet e analisados por um especialista localizado em qualquer parte do mundo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=kit-medico-james-bond-vira-realidade

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.