30/05/2011

Lentes coloridas individualizadas aliviam enxaqueca

Redação do Diário da Saúde
Lentes coloridas individualizadas aliviam enxaqueca
Um dispositivo ilumina um texto com diferentes luzes coloridas, criando para cada participante uma cor otimizada da luz que lhe dá o maior nível de conforto, reduzindo as distorções.[Imagem: G.L. Kohuth]

Óculos contra enxaqueca

Pesquisadores descobriram que óculos com lentes coloridas com alta precisão reduzem as dores de cabeça de quem sofre de enxaqueca, uma descoberta que pode ajudar a melhorar as opções de tratamento para essa condição extremamente debilitante.

Jie Huang e seus colegas da Universidade do Estado de Michigan (EUA) usaram imagens por ressonância magnética funcional, ou fMRI, para documentar como as lentes de precisão normalizam a atividade cerebral nos pacientes com enxaqueca, impedindo os ataques de dor.

Ativação cerebral

O uso de lentes coloridas para pacientes com enxaqueca não é exatamente uma novidade, mas os pesquisadores registraram os efeitos de lentes coloridas especificamente para cada paciente, com cores individualizadas.

Esta é também a primeira vez que se documenta os efeitos das lentes, cujo mecanismo de ação não era claro - elas funcionam através da normalização da atividade no córtex visual, que é responsável por processar a informação visual e está localizado na parte de trás do cérebro.

As lentes coloridas reduzem consideravelmente uma atividade anormal do cérebro conhecida como hiper-ativação.

Como parte do estudo, os pesquisadores se concentraram em um determinado estímulo visual conhecido por desencadear enxaquecas.

Esses padrões, listras ou grades de alto contraste, podem dar a ilusão de forma, cor e movimento, não só desencadeando enxaquecas, mas também causando crises em alguns epilépticos fotossensíveis.

Lentes individualizadas

As lentes individualizadas foram tingidas com um colorímetro de operação bastante intuitiva: um dispositivo ilumina um texto com diferentes luzes coloridas, criando para cada participante uma cor otimizada da luz que lhe dá o maior nível de conforto, reduzindo as distorções.

As lentes personalizadas foram comparadas com dois outros conjuntos de lentes, coloridas com outras cores aleatórias.

Uma vez na máquina de fMRI, os voluntários foram expostos a uma série de padrões listrados sabidamente indutores de crises.

Em seguida, os pesquisadores analisaram o efeito de cada conjunto de lentes coloridas na ativação de diferentes áreas visuais do cérebro.

As lentes coloridas personalizadas alcançaram um alívio de 70%, em comparação com 40% das lentes coloridas aleatoriamente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=lentes-coloridas-enxaqueca

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.