22/04/2016

Conheça as lentes de contato do futuro

Redação do Diário da Saúde
Lentes de contato do futuro
Este é um protótipo de lente de contato inteligente capaz de monitorar a pressão ocular.[Imagem: Tingrui Pan/UC Davis]

Novas tecnologias para lentes de contato

Imagine lentes de contato que possam aplicar medicamentos diretamente nos olhos, evitar a lenta progressão da miopia nas crianças ou monitorar os níveis de glicose em pacientes com diabetes.

Estes são alguns dos avanços na tecnologia das lentes de contato relatados por um levantamento feito junto a pesquisadores de todo o mundo pela revista Optometry and Vision Science, o veículo oficial de comunicação da Academia Norte-Americana de Optometria.

Tirando proveito de novos materiais e novas tecnologias, as ideias vão muito além do uso tradicional das lentes de contato para a correção da visão, oferecendo novos tratamentos para doenças oculares, juntamente com novas abordagens de monitoramento de condições médicas.

O levantamento selecionou 13 aplicações novas e emergentes para as lentes de contato, algumas ainda em desenvolvimento, outras já disponíveis.

Lentes de contato do futuro
Ainda em estágio inicial, esse protótipo de lente de contato de cristal líquido ajusta o grau e o foco automaticamente.
[Imagem: Universidade de Leeds]

Retardando a progressão da miopia

Dois estudos inéditos mostram que reduções duradouras na progressão da miopia podem ser possíveis mesmo com algumas lentes de contato disponíveis atualmente.

No futuro, lentes desenvolvidas especificamente para este efeito poderão ser ainda mais eficazes.

Aplicação de medicamentos e células-tronco

O uso de lentes de contato para aplicar medicamentos diretamente nos olhos durante um período de dias a semanas tem muitos desafios à frente, mas esta abordagem poderá conduzir a melhores tratamentos para doenças oculares.

Já existem estudos avaliando até mesmo o uso das lentes de contato para a aplicação de terapias com células-tronco para pacientes com doenças da superfície ocular.

Lentes de contato do futuro
Esta lente de contato com diamantes está sendo projetada para tratar o glaucoma.
[Imagem: UCLA]

Biossensores de lentes de contato

Novas tecnologias estão possibilitando o desenvolvimento de lentes de contato contendo sensores para monitorar a saúde do paciente.

Por exemplo, um dispositivo para monitorar mudanças na pressão intraocular em pacientes em risco ou já com glaucoma está comercialmente disponível.

As lentes de contato com biossensores também já conseguem medir os níveis de glicose no filme lacrimal do olho, o que promete, no futuro, fornecer uma nova abordagem para a monitoração contínua de pacientes com diabetes.

Novas abordagens para correção da visão

Lentes com novos desenhos para melhorar ainda mais a correção da visão têm apresentado resultados promissores, incluindo o aumento da profundidade de visão para pacientes com perda da visão relacionada com o envelhecimento (presbiopia).

Têm sido relatados também benefícios de lentes de contato vermelhas no centro para pacientes com doenças degenerativas da retina ou extrema sensibilidade à luz (fotofobia).

Lentes de contato do futuro
A aplicação de medicamentos por lentes de contato ainda está em estágio inicial de testes.
[Imagem: Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO)]

Usos revolucionários

Outras tecnologias em estágios iniciais de desenvolvimento incluem lentes de contato capazes de mudar o foco, telas pessoais para projetar imagens e vídeos e lentes com "modulação fotônica" para o tratamento do transtorno afetivo sazonal.

"Os avanços na tecnologia das lentes de contato, especialmente de imagem e novos materiais biocompatíveis, tornaram essas possibilidades uma realidade," comentou o Dr. Anthony Adams, editor da revista. "Os pesquisadores já estão propondo soluções para os desafios clínicos e de pesquisa apresentados por estas novas utilizações revolucionárias das lentes de contato, que vão muito além da correção da visão."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=lentes-contato-do-futuro

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.