29/07/2009

Lições de vida: o que a ciência sabe sobre o que é viver bem?

Katie Kline
Lições de vida: o que a ciência sabe sobre o que é viver bem?
Psicólogos avaliam as muitas formas pelas quais a psicologia tem contribuído, e continua a pesquisar, a ciência do bem viver. [Imagem: Hasan Sami Bolak]

Fórmula para viver bem

Infelizmente para nós, não há nenhuma fórmula para atingir ou mesmo para nos guiar até uma maior satisfação com a vida. O humanos têm se voltado vezes sem conta para a filosofia, para a religião e também para a ciência, em busca de respostas para suas questões existenciais.

Percorremos um longo caminho desde Confúcio e Platão, e a ciência continua a reunir descobertas e compor um mosaico com as várias respostas obtidas. Mas o quanto aprendemos desde então?

O que é viver bem?

Os psicólogos Nansook Park e Christopher Peterson, da Universidade de Michigan (EUA) voltaram-se para seu próprio campo de estudo para perguntarem: "O que é viver bem e como nós podemos atingir e manter esse estado?"

Em um artigo publicado recentemente no jornal científico Perspectives in Psychological Science, os autores avaliam as muitas formas pelas quais a psicologia tem contribuído, e continua a pesquisar, a ciência do bem viver.

Já aprendemos com a psicologia que uma boa vida inclui experimentar mais sentimentos positivos do que negativos, sentir que sua vida está sendo bem vivida, usar continuamente seus talentos e habilidades, ter bons relacionamentos interpessoais, estar engajado em um trabalho e em outras atividades, ser parte de uma comunidade social, perceber que a vida tem um significado e sentir-se seguro e com boa saúde.

E, embora essas conclusões possam parecer senso comum, nós humanos simplesmente não sabemos como obter e manter essas condições.

Melhor relacionamento entre os psicólogos

A psicologia tem ainda um longo caminho a percorrer até que uma fórmula para viver bem seja encontrada. Como afirmam Park e Peterson, "Atualmente, a psicologia sabe mais sobre os problemas das pessoas e como resolvê-los do que sobre o que significa viver bem e como encorajar e manter uma vida assim."

Os pesquisadores sugerem que as diversas disciplinas dentro da psicologia se juntem e compartilhem suas descobertas, de forma a traçar um quadro mais completo da experiência humana.

"Ao falar do viver bem psicologicamente, estamos sempre falando que as outras pessoas importam, que nosso relacionamento com elas é importante," concluem os autores. "Parece que as outras pessoas importam também quando se faz ciência."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=licoes-vida-ciencia-sabe-sobre-viver-bem

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.