24/09/2013

Livro digital gratuito mostra ciência e prática da compaixão

Redação do Diário da Saúde
Livro digital gratuito mostra ciência e prática da compaixão
O e-book Compaixão: Ligando Prática e Ciência, resume os resultados fascinantes da "ciência da compaixão", mas também descreve programas de treinamento e experiências práticas.[Imagem: MPI for Human Cognitive and Brain Sciences]

Questões sobre a diferença entre empatia e compaixão, ou sobre se a compaixão pode ser aprendida, são o assunto de e-book recém-publicado e disponibilizado gratuitamente pela internet.

O livro foi editado por Tania Singer e Matthias Bolz, pesquisadores do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências do Cérebro (Alemanha).

O texto explica como o treinamento mental transforma o cérebro humano, e também como a compaixão pode reduzir a dor.

O e-book Compaixão: Ligando Prática e Ciência, resume os resultados fascinantes da Ciência da Compaixão, e também descreve programas de treinamento e experiências práticas.

Assim, além de oferecer uma visão única das pesquisas científicas mais atuais sobre empatia e compaixão, o texto também oferece uma abordagem entusiasmadora para os interessados, incluindo conselhos úteis para a vida cotidiana.

Ciência da compaixão

Uma grande parte do texto diz respeito à ciência da compaixão.

Tania Singer mostra como a empatia difere da compaixão.

Em um estudo recente, ela própria demonstrou empiricamente que a empatia - a capacidade de reconhecer as emoções vividas por outros - e a compaixão baseiam-se em sistemas biológicos e redes neuronais diferentes.

Há também explicações sobre como práticas de meditação da compaixão podem reduzir a dor, e como o treinamento da compaixão pode gerar emoções positivas e proximidade social, que por sua vez podem melhorar a saúde física e mental.

Em outro capítulo, o endocrinologista Charles Raison descreve como o treinamento da compaixão pode levar a uma diminuição dos hormônios relacionados ao estresse, como o cortisol.

"Com a nossa pesquisa, e com este livro, esperamos aumentar a conscientização sobre a compaixão em nossa sociedade, e apoiar o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária e sustentável, que reconheça a importância da ética secular e a interdependência de todos os seres," comentou Singer no lançamento do livro digital.

Cuidados para cuidadores

Esta é a primeira vez que um trabalho divulga programas de treinamento da compaixão cientificamente validados, e usuários experientes descrevem suas experiências com alguns desses programas em escolas, na terapia e em situações de cuidados paliativos de fim de vida.

E isto não apenas para os pacientes, mas também para os cuidadores.

Um dos capítulos, por exemplo, mostra como o treinamento da compaixão ajuda o pessoal clínico - não só para suas interações com os pacientes terminais, mas também para o seu lidar com eventos diários, ajudando assim a prevenir doenças relacionadas com o burnout entre médicos e cuidadores.

O livro digital, no momento disponível apenas em inglês, pode ser baixado gratuitamente no endereço www.compassion-training.org.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=livro-digital-gratuito-ciencia-da-compaixao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.