15/01/2009

Livro sobre saúde bucal vai muito além do céu da boca

Renata Moehlecke

Análise da saúde bucal

Uma análise da saúde bucal do ponto de vista biológico, social e psicológico, além da avaliação de suas implicações políticas no país: este é o objetivo dos cirurgiões-dentistas e sanitaristas Paulo Capel Narvai e Paulo Frazão em seu livro Saúde bucal no Brasil - muito além do céu da boca, recém-lançado pela Editora Fiocruz.

A obra faz parte da coleção Temas em Saúde, que busca trazer para estudantes, profissionais e público geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde.

"Pretendemos, além de possibilitar a compreensão dos problemas desta área no contexto do sistema e das políticas de saúde no Brasil, que o leitor possa dispor de elementos para exercitar a crítica das ações desenvolvidas nesse âmbito e, também, participar de modo qualificado dos processos de tomada de decisões e produção do cuidado em saúde bucal", destacam os autores na apresentação da obra.

Compilação

Embora o material apresentado pela obra não seja inédito - já foi publicado de diferentes formas em diversos veículos nos últimos anos -, ela se destaca porque reúne e analisa documentos e declarações de várias origens e finalidades que levaram à instituição de uma política nacional de saúde bucal.

Marcada por conflitos e contradições, essa política tem produzido respostas às necessidades dos brasileiros e despertado interesse não apenas de profissionais de odontologia, dentro e fora do país. "Nosso trabalho foi sistematizar esse material procurando fazer isto segundo um fio condutor, de modo que o que estava disperso pudesse fazer sentido", comentam os estudiosos.

Política de saúde bucal no Brasil

Em um texto ágil, com poucas citações, o leitor pode encontrar informações sobre as duas correntes identificadas pelos autores como as concepções fundamentais que caracterizam a política de saúde bucal em curso no Brasil: a "saúde bucal coletiva" e a "odontologia de mercado".

O leitor pode, ainda, compreender por que a segunda é considerada hegemônica. Além disso, os autores também abordam os principais aspectos do quadro epidemiológico dessa área de saúde, a evolução histórica das ações desenvolvidas no setor e as proposições que surgiram na esfera pública em relação à temática em questão.

Perspectiva de saúde pública

"Aos que queiram ler mais sobre saúde bucal oferecemos no final da obra uma lista de publicações que recomendamos e que nos auxiliaram neste trabalho", dizem os autores.

"Nossa expectativa é que esse livro possa ajudar estudantes, profissionais da saúde - incluindo o pessoal odontológico, dentistas e auxiliares -, especialistas em saúde pública, conselheiros e autoridades da saúde, e outros, na compreensão de problemas de saúde bucal em uma perspectiva de saúde pública e, sobretudo, no processo de decisões necessárias para melhorar a situação do setor, considerando o nosso contexto político e institucional no início do século 21".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=livro-sobre-saude-bucal-vai-muito-alem-do-ceu-da-boca

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.