25/04/2012

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde

Com informações da Agência Brasil

Paralisação

Médicos credenciados não atenderão por planos de saúde nesta quarta-feira.

A manifestação está marcada por um período de 24 horas e envolve tanto consultas quanto outros procedimentos eletivos.

A paralisação está ocorrendo em dez estados - Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.

Além desses, haverá paralisação na Paraíba, com suspensão do atendimento apenas pela manhã, e no Piauí, onde a ação deve durar 72 horas.

Advertência aos planos de saúde

Hoje foi escolhido como o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde.

"Em termos de valores, os planos são responsáveis por cerca de 55% de tudo o que é gasto com saúde no país, segundo o CFM. "Com um financiamento desses, era para estar tudo melhor", disse Tibiriçá. "Mas essa não é a percepção dos consumidores e dos médicos", completou.

De acordo com o diretor da Federação Nacional dos Médicos, Márcio Bichara, em torno de 1,2 milhão de pessoas contrataram um plano de saúde entre dezembro de 2010 e dezembro de 2011.

"O país está crescendo, a economia está crescendo e, cada vez mais, é um anseio da população ter um plano de saúde. Mas esse plano tem que ser digno, porque ele não é barato. O usuário está sendo enganado quando compra o plano, porque não tem uma rede adequada para o seu atendimento," afirmou.

Reclamações contra os planos de saúde

O crescimento na venda de planos de saúde não foi acompanhado do aumento no número de médicos, leitos e hospitais credenciados.

A situação, de acordo com Aloísio Tibiriçá, faz com que o tempo médio de espera para uma simples consulta chegue a três semanas.

Uma proposta de negociação oficial será apresentada amanhã pela categoria à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entre os principais itens estão reajuste anual, multa para atraso no pagamento dos profissionais de saúde e abertura para negociação com entidades médicas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=medicos-suspendem-atendimento-planos-saude

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.