31/05/2013

Motoristas de carros têm poucas chances em acidentes com SUVs

Redação do Diário da Saúde

Muitos consumidores que estão comprando um carro novo dão atenção aos itens de segurança como um indicador de como o carro poderá protegê-los na eventualidade de um acidente.

Infelizmente, parece que não é possível se tranquilizar somente com o que o seu carro lhe oferece, sobretudo em ruas e estradas cada vez mais repletas de SUVs, ou utilitários esportivos.

Um estudo realizado por médicos da Universidade de Buffalo (EUA) mostra que não é à toa que os SUVs são geralmente chamados de "tanques" na "guerra" diária do trânsito.

Como são muito maiores e mais pesados, os itens de segurança do seu carro vão importar muito pouco caso você tenha a infelicidade de ser colhido por um deles.

"Quando dois veículos se envolvem em um acidente, a esmagadora maioria das mortes ocorre no menor e mais leve dos dois veículos," diz Dietrich Jehle, professor de medicina de emergência e principal autor do estudo.

"Em colisões frontais, os SUVs tendem a passar por cima dos veículos de passageiros devido à incompatibilidade da altura dos pára-choques, esmagando os ocupantes dos passageiros do carro," explica ele.

Em colisões frontais entre veículos de passageiros e veículos utilitários esportivos, os pesquisadores verificaram que os motoristas dos carros de passageiros têm quase 10 vezes mais chances de morrer se o SUV envolvido tiver uma melhor classificação em segurança contra acidentes.

Os motoristas dos carros de passageiros têm mais de quatro vezes mais probabilidades de morrer mesmo se o seu carro tiver uma melhor classificação em segurança contra acidentes do que o SUV.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=motoristas-carros-tem-poucas-chances-acidentes-suvs

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.