19/11/2009

Mudança de hábito alimentar pode começar na escola

Amanda Cieglinski - Agência Brasil

Alimentação saudável nas escolas

A mudança nos hábitos alimentares pode começar na escola, acredita a coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Albaneide Peixinho.

Pesquisa divulgada hoje pelo Ministério da Saúde mostra que o sobrepeso aumentou na população brasileira, especialmente entre jovens.

Uma resolução editada este ano proíbe que as escolas públicas que recebem dinheiro do programa do Ministério da Educação (MEC) comprem refrigerantes, restringe alimentos enlatados e determina que precisam ser oferecidas pelo menos três porções de frutas ou hortaliças por semana.

"Você estimula a formação de hábitos saudáveis ainda nas escolas e consequentemente isso terá impacto na família. Especialmente nas crianças que estão em creches", acredita Albaneide.

Papel dos pais

No caso das escolas, o MEC não pode determinar o cardápio, mas em alguns estados e municípios já existem leis que restringem os produtos alimentícios que podem ser vendidos nas cantinas escolares. Mas, segundo Albaneide, ainda são "pouquíssimas" iniciativas desse tipo.

Para o nutricionista Rodrigo Horta, o papel dos pais na formação de hábitos alimentares também é importante. "Os pais devem dar o exemplo, sempre. Pais fisicamente ativos e com hábitos alimentares saudáveis possuem filhos nas mesmas condições. A criança não pode ter resistência a experimentar alimentos novos e os alimentos saudáveis devem fazer parte do cardápio da casa", recomenda.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=mudanca-habito-alimentar-comecar-escola

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.