27/08/2009

Muletas inteligentes monitoram seu uso correto

Redação do Diário da Saúde
Muletas inteligentes monitoram seu uso correto
A muleta inteligente foi desenvolvida usando sensores similares aos usados no videogame Nintendo Wii e utiliza apenas componentes que podem ser comprados no comércio, barateando o seu custo.[Imagem: University of Southampton]

Muleta com sensores

Engenheiros da Universidade de Southampton, na Inglaterra, desenvolveram uma muleta que incorpora uma avançada tecnologia de sensores para monitorar se o equipamento está sendo usado corretamente.

A muleta foi equipada com três acelerômetros, que detectam o movimento, e sensores de força, que medem o peso que está sendo aplicado pelo braço do paciente, além da posição da mão sobre o apoio.

Os dados são transmitidos por um equipamento sem fios para um computador remoto, onde um programa mostra visualmente a posição que o paciente está adotando, em comparação com a posição ideal.

Como usar corretamente as muletas

"Um número cada vez maior de pessoas depende de fisioterapia," diz o professor Neil White, que criou a muleta inteligente em conjunto com seu colega Geoff Merrett e com a fisioterapeuta Georgina Hallett.

"Mas os relatos dos fisioterapeutas indicam que as pessoas nem sempre usam as muletas da maneira correta. Até agora, não havia uma forma de monitorar isso, ainda que o uso incorreto continuado da muleta poderá piorar a lesão do paciente," diz ele.

A nova muleta foi desenvolvida usando sensores similares aos usados no videogame Nintendo Wii e utiliza apenas componentes que podem ser comprados no comércio, barateando o seu custo.

Muletas inteligentes para uso doméstico

"Estas muletas inteligentes tornarão muito mais fácil para o paciente aprender a usá-las corretamente e dosar o peso que eles podem colocar sobre sua perna machucada," diz a Dra. Georgina. "Isto irá ajudá-los a sair do hospital mais rapidamente e também reduzirá o risco de danos futuro em uma perna já fraturada ao se recuperar colocando muito ou pouco peso sobre a perna em recuperação."

No momento, as muletas inteligentes são adequadas para o monitoramento e o treinamento de pacientes em ambientes hospitalares. Mas os pesquisadores têm planos para desenvolver um par de muletas que os pacientes possam usar em casa, recebendo o nível adequado de informações sobre o seu uso.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=muletas-inteligentes-monitoram-seu-uso-correto

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.