20/11/2014

Nanomaterial antimicrobiano inova odontologia

Com informações da Agência USP
Nanomaterial antimicrobiano inova odontologia
Outra tecnologia antibacteriana desenvolvida no Brasil usa luz para matar bactérias nos dentes.[Imagem: USP]

Nanomaterial

Pesquisadores brasileiros criaram um novo material odontológico capaz de inibir bactérias e fungos.

O material, uma mistura nanoestruturada de vanadato de prata com potencial bactericida, foi descoberto por Raphael Dias Holtz e Oswaldo Luiz Alves, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Agora, um grupo de pesquisadores da USP em Ribeirão Preto, coordenado pela professora Andréa Cândido dos Reis, adaptou o material para aplicações odontológicas e já está colhendo os primeiros frutos.

O produto elaborado com a mistura apresentou resultados que comprovam sua função antimicrobiana e a resistência aos impactos mecânicos próprios da mastigação e da pressão natural sofrida pelos dentes na boca.

Bactericida

As bactérias e fungos causam uma série de problemas bucais, como periodontite, cárie ou estomatite protética, muito comuns em pacientes que usam algum tipo de prótese, aparelho ortodôntico, coroas provisórias ou próteses sobre implantes dentários.

Os materiais e tratamentos disponíveis hoje para esses casos são caros, geralmente envolvem terapias medicamentosas e, quase sempre, exigem a substituição das próteses e aparelhos.

O novo material, sendo naturalmente bactericida, pode evitar o surgimento do problema. O nanomaterial mostrou-se capaz de inibir bactérias e fungos - dentre eles Candida albicans, Streptococcus mutans, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus.

"Ao entrar em contato com o microrganismo, esse material é capaz de alterar sua morfologia e metabolismo, levando à morte da célula [bacteriana]," explica Andréa.

Os bons resultados na odontologia vêm-se somar a uma série de sucessos do nanomaterial bactericida, que também está sendo usado em uma tinta à base de água para aplicação em banheiros, cozinhas e ambientes hospitalares com o objetivo de reduzir o número de infecções hospitalares.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=nanomaterial-antimicrobiano-inova-odontologia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.