29/07/2016

É normal sentir-se mal após um encontro íntimo?

Redação do Diário da Saúde

Nem sempre é o máximo

Você já fez sexo e depois se arrependeu ou teve uma sensação de rejeição ou depressão?

Não se preocupe, isso não acontece somente consigo e nem há nada de errado com você.

O sexo pode ser divertido, libertador e até "absolutamente maravilhoso".

Mas não sempre: às vezes parece que algo ficou faltando. É aí que é comum que as pessoas pensem que não deveriam ter feito, seguindo-se um mar de emoções que vão da tristeza à culpa.

As conclusões são do pesquisador Heitor Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estudou o tema com colaboração com o professor Leif Ottesen Kennair, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Pesar após o sexo

"Parte dos entrevistados estava em relacionamentos de longo prazo, embora a maioria dos entrevistados relate essas emoções negativas após relacionamentos de curto prazo," contextualiza Barcellos.

O fenômeno ocorre igualmente com homens e mulheres, embora haja uma diferença nos motivos dados por homens e mulheres para sentirem-se mal após o encontro: as mulheres querem proximidade após o sexo com mais frequência do que os homens. Por outro lado, os homens mais comumente sentem-se melhor se se afastarem.

O "pesar após o sexo" também foi registrado em graus variados e sobre diferentes aspectos do encontro.

Emoções negativas pós-sexo

A pesquisa não foi feita por mera curiosidade: "Alguns psiquiatras querem patologizar as emoções negativas após o sexo", explica o professor Kennair.

Segundo ele, ao demonstrar que esse pesar pós-encontro é compartilhado igualmente por homens e mulheres fica claro que esse é um comportamento normal, e simplesmente demonstra uma discrepância entre o que as pessoas esperavam do encontro e o que obtiveram de fato.

Os dois pesquisadores identificaram três categorias de emoções negativas após os relacionamentos íntimos:

  1. Falta de proximidade: querer uma conexão mais forte depois, mas sentir que não restou nada além do que já aconteceu - sensação mais comum entre as mulheres.
  2. Falta de distância: O segundo tipo de sentimento negativo é o oposto, onde a pessoa quer de volta sua individualidade e percebe o parceiro como pegajoso - sensação mais comum entre os homens.
  3. Reputação: Uma terceira forma de emoção negativa é se arrepender de um encontro casual por se preocupar com sua reputação "quando todos souberem".

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=normal-sentir-se-mal-apos-encontro-intimo

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.