28/11/2014

Nova receita aumenta benefícios do açafrão

Redação do Diário da Saúde
Nova receita aumenta benefícios do açafrão
A curcumina, presente no açafrão, é um poderoso antioxidante que, além de evitar inflamações, é um reforçador do sistema imunológico e destrói células do câncer. Outro estudo indicou que o açafrão com ômega 3 ajuda a reverter danos causados pelo envelhecimento.[Imagem: UCLA]

Curcumina

Inúmeros estudos têm atestado os benefícios à saúde da curcumina, um composto presente no açafrão.

O problema é que também verificou-se que a maior parte da curcumina ingerida pode ser simplesmente eliminada do organismo, sem aproveitamento.

Mas Nicholas Young e sua equipe da Universidade do Estado de Ohio (EUA) descobriram como modificar a formulação do tempero para liberar seus benefícios anti-inflamatórios em todo o corpo.

"Há uma razão para que este composto venha sendo usado há centenas de anos na medicina oriental. E este estudo sugere que nós identificamos uma maneira melhor e mais eficaz para disponibilizar a curcumina e saber para quais doenças devemos usá-la, de forma que possamos tirar proveito do seu poder anti-inflamatório," disse o Dr. Young.

O composto do açafrão tem sido usado há séculos como um tratamento da medicina ayurvédica, para doenças como alergias, diabetes e úlceras.

Nanoemulsão

A curcumina em pó foi misturada com óleo de rícino e polietileno glicol em um processo nanotecnológico, criando um fluido repleto de minúsculas vesículas cheias de curcumina, chamado nanoemulsão.

Este processo permite que o composto se dissolva e seja mais facilmente absorvido pelo intestino, entrando então na corrente sanguínea e nos tecidos.

"Vislumbramos que esse nutracêutico possa ser usado tanto como um suplemento diário para ajudar a prevenir certas doenças, quanto como uma droga terapêutica para ajudar a combater a inflamação nociva observada em muitas doenças," disse Young. "A distinção [entre os dois usos] está na quantidade indicada - uma dose baixa para a prevenção e doses mais elevadas para a supressão da doença."

O termo nutracêutico refere-se a alimentos ou nutrientes que fornecem benefícios médicos ou de saúde.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=nova-receita-aumenta-beneficios-acafrao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.